Prefeitura inicia manejo de restinga no litoral de Aracruz

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semam) iniciou o manejo da restinga no litoral do município. Santa Cruz foi a primeira localidade a receber o serviço. Já na Praia dos 15 os trabalhos de poda tiveram início na última semana.
“Em Santa Cruz foi feita a retirada de algumas espécies invasoras como o capim colonião. Na Praia dos 15, por ser uma vegetação mais densa, estamos realizando apenas o serviço de poda”, explicou o coordenador de arborização e paisagismo da Semam, Renan Giostri Campos.
De acordo com a Semam a intenção é que este serviço seja realizado em outras praias do município no decorrer dos meses. O secretário de meio ambiente, no entanto, esclarece que antes de realizar o manejo é necessário planejar a ação com cautela, já que se tratam de áreas protegidas por lei.
“Para realizar os trabalhos de manejo da restinga é preciso buscar autorização junto a alguns órgãos, como o Idaf e o ICMBio, já que boa parte da vegetação está localizada dentro da APA Costa das Algas. Para tanto, é necessário elaborar um estudo técnico. Este estudo é obrigatório e importante, pois, servirá como base para liberação dos órgãos competentes, para que os mesmos possam avaliar os impactos à função ecológica da restinga e à proteção de espécies ameaçadas de extinção”, disse Edgar Allan Martins.
A restinga
A Secretaria do Meio Ambiente (Semam) explica que a restinga é uma vegetação importante e devidamente protegida no litoral de Aracruz. Além de abrigar diversas espécies de fauna e flora, o bioma também exerce um papel físico-ambiental, constituindo uma barreira para a ressaca do mar.
Além de auxiliar no controle da erosão das praias e na contenção do avanço de dunas, as restingas abrigam importantes espécies de animais, algumas em extinção, e também de plantas”, comentou o biólogo da PMA, Fabrício Rosa.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- PROCESSO DE SELEÇÃO n.º 001/2025: Educação divulga edital para Processo de Seleção dos Diretores das Unidades de Ensino da Rede Pública Municipal de Aracruz
- Novos conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) são empossados para o biênio 2025-2027
- Cidade Expo Inovadora começa em Aracruz e reúne especialistas, estudantes e empreendedores
- Encontro de Jovens Guaranis em Aracruz busca fortalecer a conscientização sobre saberes ancestrais e o futuro das novas gerações
- Caminhada “Outubro Rosa” reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama
- Polo UAB prestigia mais uma cerimônia de colação de grau de seus estudantes
- Outubro Rosa: comunidade indígena realiza a Copa "Vem Com Elas" de Futebol Society
- Prefeitura apresenta projetos urbanísticos de Regularização Fundiária de loteamentos irregulares
- Consulta Pública para ampliação dos limites do Parque Natural Municipal do Aricanga tem início nesta segunda (20)
- Aracruz recebe Cidade Expo Inovadora nos dias 21 e 22 de outubro, na Faacz