Aracruz sedia a quarta etapa da Conferência Regional de Apicultura

Aconteceu nesta quinta-feira (14/02), no auditório do IFES, a quarta etapa da Conferência Regional de Apicultura dos municípios que compõem o território Centro Norte Capixaba. Trata-se de uma ação realizada pelo IBA – Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável, com os apoios do Sistema Cooperativo – OCB-ES/Sescoop e das prefeituras municipais de São Mateus e Aracruz, além do Incaper e do Governo do Espírito Santo.
O evento contou com a presenças do prefeito Jones Cavaglieri, do Secretário de Agricultura, Renato Sobrinho, da Coordenadora da Câmara Técnica de Apicultura e Meliponicultura do Espírito Santo, Karina Nolasco e do professor do IFES e Coordenador do programa APISFRUTI, Ademar Polonini. Além dos apicultores do município que trocaram experiências e participaram de atividades técnicas.
Seu objetivo foi representar o diagnóstico da atividade de Apicultura nos territórios, servindo de base preparatória para a participação dos municípios no Congresso Estadual a ser realizado em 2019. Durante a abertura do evento, o prefeito Jones Cavaglieri deu as boas vindas a todos os participantes, falou da importância da cidade receber essa conferência e lembrou das conquistas da apicultura em Aracruz.
“É muito importante a nossa participação nessa conferência por dois motivos. O primeiro é que todos vocês poderão debater ideias e uma série de questões do ramo, que originará um documento para nossa presença no Congresso Estadual, podendo ele se tornar uma política pública. O outro ponto é a motivação que cada um aqui precisa continuar tendo. Já tivemos momentos muito importantes aqui. Em 2010 nossa Associação de Apicultores (Apiara) fez sua primeira exportação para o mercado Europeu”, lembra.
A Coordenadora da Câmara Técnica de Apicultura e Meliponicultura do Espírito Santo, Karina Nolasco explicou sobre os trabalhos da conferência. “Nós trabalhamos com as potencialidades e desafios da região, como a importância do território, da produção, do produto, da capacitação e da gestão. Queremos criar um plano de desenvolvimento estadual da apicultura”, ressalta.
O Coordenador do programa APISFRUTI, Ademar Polonin, apresentou aos apicultores um diagnóstico realizado que mostrou em gráficos as diferenças entre as características da apicultura nas regiões Sul/Caparaó, Centro Norte, Centro Serrano e Extremo Norte do estado do Espírito Santo. Como por exemplo, os vínculos com as organizações sociais, cujos comportamentos se diferenciam em cada região. Também foram apresentados os resultados do mapeamento apícola regional, as metodologias de trabalho da conferência e as deliberações sobre os eixos estratégicos.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Começa neste fim de semana o Campeonato Municipal Série B de Aracruz 2025
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” fortalece os laços entre escola e família
- CAPSi transforma cuidado em festa no Arraiá mais acolhedor do ano
- Profissionais de Unidades Socioassistenciais Participam de Ação de Apoio Técnico ao Trabalho Social com Famílias
- Ação integrada alerta para os riscos da imprudência no trânsito
- Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos começa nesta sexta-feira (04)
- Famílias rurais ganham mais segurança com nova barragem em Guaraná
- Aracruz realiza 15ª Conferência Municipal de Assistência Social com diálogo e compromisso com os direitos sociais
- Aracruz recebe etapa decisiva do Campeonato Brasileiro de Enduro com destaques do município
- Expo Aracruz: Prefeitura publica o Informativo 004 que altera o cronograma de datas