Prefeitura de Aracruz faz ajustes finais para inaugurar a Sala do Empreendedor

Uma reunião realizada no Gabinete da prefeitura na manhã desta última terça-feira (15/02) discutiu os últimos ajustes que precisam ser feitos para que o município de Aracruz possa contar com uma Sala do Empreendedor. Estiveram presentes o prefeito Jones Cavaglieri, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Guerino Balestrassi e equipe, além do consultor do SEBRAE, senhor Roberto Maciel.
O Consultor Roberto Maciel já havia prestado uma consultoria de instalação da sala do empreendedor no município no dia 24 de abril de 2018. Na ocasião todo secretariado municipal e demais servidores puderam acompanhar tudo o que envolve a instalação, o funcionamento e suas as diretrizes.
Trata-se de um espaço que vem para incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar 123/06, também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, e assim, facilitar a abertura de novas empresas, regularizando as atividade informais e oferecendo serviços aos Microempreendedores Individuais (MEI).
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Guerino Balestrassi, comentou sobre o que falta para que a sala seja inaugurada em Aracruz. "Na verdade existem alguns detalhes como pequenas instalações de portas e ar condicionado, por exemplo. Também precisamos complementar a capacitação dos agentes de desenvolvimento, e relocar alguns servidores que trabalham nas secretarias de Finanças (SEMFI), Suprimentos (SEMSU), Desenvolvimento Econômico (SEMDE) e Saúde (SEMSA – Vigilância Sanitária)”, explica. Ainda de acordo com Guerino, esses servidores que atuam nas secretarias envolvidas continuariam desenvolvendo suas funções, todos eles juntos em um mesmo espaço.
A previsão é que a sala seja inaugurada no dia 20 de fevereiro de 2019. O Prefeito ressaltou a importância desse projeto para a população aracruzense e região, além de relembrar o andamento do mesmo que, já vinha sendo conduzido pelo ex Secretário da pasta, Divaldo Crevelin. “A Sala do Empreendedor é um equipamento que oferece todo auxilio ao pequeno negócio, bem como alguns serviços básicos, como o mapa de oportunidade, os incentivos fiscais, programas de regularização fiscal, treinamentos e financiamentos. Para tal já vinhamos nos reunindo desde 2107 e realizando várias ações para fomentar esse projeto", comenta.
Com a Sala do Empreendedor poderá ser feita a formalização empresarial, realização da inscrição municipal e emissão do respectivo alvará de localização e funcionamento, assim como a emissão de certidões municipais, consulta de débitos tributários, atendimento ao MEI, oferta de microcrédito, entre tantos outros, além de oferecer um atendimento unificado entre a vigilância sanitária, meio ambiente, postura e obras.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo: Saúde publica Edital para contratação via Consórcio Polinorte
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” leva encantamento e experiência a crianças do Cmei Chapeuzinho Vermelho
- Ritmo acelerado: Obra de reconstrução do pavimento Praia Formosa
- Mais saúde e proteção: vacinação contra a gripe já começou nas escolas da rede municipal
- Dia do Gari: os heróis silenciosos das nossas cidades
- Lar da Esperança: lugar com a missão de reconstruir vidas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol de Base 2025
- Processo Seletivo Simplificado nº 005/2023: Educação divulga a 7ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Maio Laranja: escolas de Guaraná realizam grande caminhada em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 70ª Chamada