Prefeitura de Aracruz realiza sua primeira Assembleia Popular de 2019

Aconteceu na noite desta quinta-feira (10/01), no Centro de Convivência do Idoso (CCI), bairro Jequitibá, a primeira Assembleia Popular de 2019. O evento contou com a presença do prefeito Jones Cavaglieri, secretários municipais e lideranças comunitárias. Antes mesmo do Governo Municipal dar início às respostas das perguntas elaboradas pelos moradores, o prefeito fez um discurso explicando o novo contrato com o Hospital São Camilo, que transferiu o Pronto Atendimento para Unidade de Saúde do bairro Vila Rica.
De acordo com o chefe do executivo a prefeitura renovou um contrato com o hospital que manteve os atendimentos do Pronto Socorro, responsável pelos serviços de urgência e emergência, que atendem os casos de risco iminente de vida, como acidentados, suspeita de infartos, derrames, apendicite, pneumonia, fraturas, entre outras complicações. Essa informação é o caminho correto para o bom atendimento, uma vez que a cada 10 pessoas que procuram o serviço, em média, seis não são casos de urgência.
“Desde nossa campanha já vinhamos anunciando que seria feito uma UPA 24 em Barra do Riacho e Jacupemba, justamente para desafogar o PA que antes funcionava nas dependências do Hospital São Camilo. Desta forma fizemos uma divisão no novo contrato, mantendo no hospital apenas os casos de urgência e emergência, que tem validade de dois anos no valor de R$ 12.739.633,13 por ano”, comenta.
Jones aproveitou a oportunidade também para anunciar que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) tanto da Barra do Riacho, quanto de Jacupemba, já estão habilitadas para transformar as referidas UBS em outras duas UPA´s. Em Jacupemba o número do CNES é o 9692746 e em Barra do Riacho é o 7329725. Ambas devem entrar em funcionamento 24h por dia até o final do primeiro semestre.
Na sequência foi a vez das perguntas feitas pelas lideranças comunitárias. Foram tratados assuntos como a pavimentação de ruas em Pôr do Sol, entulhos despejados de forma imprópria no bairro Bela Vista, recuperação de espaço de uma antiga escola na região de Praia Formosa e do Orçamento Participativo, onde a prefeitura já está com a elaboração de projetos em andamento e busca recursos junto à Caixa Econômica Federal.
Ao todo serão seis reuniões com as comunidades: a próxima reunião está marcada para o dia 14/03, a terceira no dia 09/05, a quarta no dia 11/07, a quinta no dia 12/09 e a última no dia 14/11. Todas serão realizadas no CCI. Essas reuniões com a comunidade objetivam oferecer maior transparência às ações do governo e, consequentemente, promover um senso político crítico, visando ainda o amadurecimento da comunidade que, ao comparecer às reuniões, exercita a cidadania.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Festa Cultural: Sabores da Roça” reúne famílias no Cmei Francisca Rocha Ribeiro
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos