CGU classifica Aracruz como a 10ª cidade mais transparente do Brasil
Aracruz é o 10º município com melhor pontuação no ranking brasileiro de transparência. A avaliação foi divulgada nesta quarta-feira, 12 de dezembro, pela Controladoria-Geral da União (CGU).
O resultado da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360° revela os municípios com mais de 50 mil habitantes, incluindo as capitais (com base nas estimativas do IBGE em 2017) que apresentaram resultados positivos no cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência nos Estados e no Distrito Federal.
Nesta escala, Aracruz atingiu a pontuação de 09,64, sendo que as notas variam de 0 a 10. No Ranking Geral de municípios, Aracruz também ocupa uma posição de destaque chegando ao 4º lugar, apenas abaixo de Serra (1º lugar - 09,95); Vitória (2º lugar - 09,85) e Vila Velha (3º lugar - 09,77 ).
Ranking Geral (fonte: http://www.cgu.gov.br) |
Ranking Estadual (fonte: http://www.cgu.gov.br) |
“Queremos o município ainda mais transparente”
Diante do cenário de acesso a informação encontrado ao início da atual gestão, o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, designou a Secretaria de Comunicação (SECOM), uma reestruturação no Portal da Transparência da Prefeitura de Aracruz. O primeiro passo, de acordo com Cavaglieri, foi a contratação de um servidor público com experiência na área para atuar exclusivamente com a questão e também a criação de uma comissão multidisciplinar, formada por servidores de diversas secretarias, em abril deste ano.
“A partir daí iniciamos o trabalho, coordenado pela Controladoria Geral do Município, juntamente com outros profissionais da SECOM e, em junho deste ano, passamos a dar uma ênfase maior na formulação do novo portal. Além disso, a transparência passiva melhorou ainda mais com o e-ouv e sua inserção no aplicativo Aracruz Online”, explica o prefeito.
A notícia em que o município aparece no rankig de transparência no Brasil foi recebida com entusiamo pelo poder público para continuar o trabalho de transparência. “O trabalho não se encerra aqui, na verdade é um começo. Nosso objetivo é tornar muito mais transparente aos órgãos de controle externo e, principalmente, para os cidadãos aracruzenses”, enfatizou Jones Cavaglieri.
O novo Portal da Transparência
Lançado no segundo semestre de 2018, o novo Portal da Transparência do município de Aracruz facilitou o acesso da população para informações fundamentais da gestão pública.
Com ícones orientativos e um layout moderno, o site compila todas as informações referentes a despesas com pessoal, receitas, patrimônio, controle interno, dentre outras. “Melhorar o acesso público às informações da gestão é uma oportunidade para a população acompanhar, fiscalizar e questionar a aplicação dos recursos públicos” salientou o prefeito.
Para acessar o portal o cidadão pode clicar neste link - http://www.aracruz.es.gov.br/portaltransparencia/ e navegar de forma fácil em busca de informações.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo