400 alunos de Aracruz se formam pelo Proerd em noite de grande cerimônia
.jpg)
O auditório do PIBARA recebeu na noite desta terça-feira (04/12), a última formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em 2018. Na ocasião 400 alunos das escolas Centro Educacional de Aracruz (CEA), Espaço Livre, SESC, Centro Educacional Pensar, Cmeb Prof Maria Luiza Devens, Novo Iraja, EMPI Irajá, EMEF Marechal Costa e EMEF Zilca Nunes se formaram.
Estiveram presentes na cerimônia, representando o 5º BPM, o Major Marcos José Bissoli, o comandante da 1ª Cia da Polícia Militar, Capitão Gilson de Paula Santos, o instrutor do Proerd em Aracruz, Cabo Gabriel Rangel, o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri a Secretária de Educação, Ilza Rodrigues, além de diretoras da rede municipal de ensino.
No início da cerimônia o instrutor do Proerd em Aracruz, Cabo Gabriel Rangel, subiu ao palco, tocou e cantou a música “Raridade”. O público presente ficou de pé e cantou junto. Em seguida todos acompanharam a execução dos hinos nacional e municipal e assistiram a um vídeo institucional contando a história da Polícia Militar do Espírito Santo.
Na abertura dos discursos das autoridades, a secretária Ilza Rodrigues falou do quão importante é cuidar dessas crianças. “Gostaria de cumprimentar aqui essas crianças. Elas são as coisas mais lindas que uma nação pode ter. E mais nobre do que isso, é cuidar delas, mesmo porquê, estamos falando do nosso futuro, e de quem ocupará nossos lugares. Por isso devemos prepará-las muito bem para que façam da vida, algo que contribua para as novas gerações”, comenta.
Ilza também lembrou de quando era uma professora do Proerd. “Eu conheço o Proerd desde quando ele foi implantado no município. Também fui uma professora “proerdiana” e sei que com as lições aplicadas em sala de aula é impossível que nossos alunos se envolvam com as drogas”, enfatiza.
No encerramento das falas das autoridades, o prefeito Jones Cavaglieri lembrou das formaturas já realizadas pelo Proerd, desde sua criação em 2003. “Eu conheço o Proerd e já participei de várias formaturas como essa. Já formamos mais de 7.000 alunos. Acredito que vocês jamais vão se aproximar das drogas, essa praga que destrói o ser humano, as famílias e os lares. Parabenizo a Polícia Militar pelo trabalho que tem essa missão e o dom de ajudar essas crianças”, completa.
Uma visão sobre suas decisões
Nesse último semestre os alunos tiveram uma aula semanal de aproximadamente 60 minutos, utilizando o livro do estudante “Uma visão sobre suas decisões”, com lições de conhecimentos básicos sobre as drogas e a violência, orientando-os com decisões educativas e firmes para ter uma vida mais saudável e segura.
![]() |
![]() |
![]() |
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” leva encantamento e experiência a crianças do Cmei Chapeuzinho Vermelho
- Ritmo acelerado: Obra de reconstrução do pavimento Praia Formosa
- Mais saúde e proteção: vacinação contra a gripe já começou nas escolas da rede municipal
- Dia do Gari: os heróis silenciosos das nossas cidades
- Lar da Esperança: lugar com a missão de reconstruir vidas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol de Base 2025
- Processo Seletivo Simplificado nº 005/2023: Educação divulga a 7ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Maio Laranja: escolas de Guaraná realizam grande caminhada em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 70ª Chamada
- Educação que acolhe e transforma: Salas de Recurso Multifuncional ampliam atendimento inclusivo e humanizado