Emef Novo Irajá promove Momento Social com a Comunidade de leitores/Família na Escola

A leitura literária constitui uma experiência prazerosa que ilumina mundos de conhecimentos, proporcionando diferentes saberes, além de permitir a conexão com autores, personagens, tempos e lugares. É preciso dar oportunidade ao aluno de desfrutar da literatura e por meio dela refletir sobre o mundo e ampliar o repertório de linguagem.
Além disso é necessário contribuir para a formação de uma comunidade de leitores que possa falar a respeito dos livros que leram, compartilhando, defendendo ideias e refletindo sobre os próprios pontos de vista e os dos outros, para que, nesse intercambio, os alunos voltem a pensar e a aprofundar os contatos iniciais que tiveram com o texto.
A escola tem um papel fundamental na formação de leitores competentes, reflexivos, críticos e autônomos. Toda via, a escola por si só não consegue formar esse leitor. Sendo assim édeterminante que tudo aconteça dentro de um triangulo, escola - família - comunidade. Foi nesse sentido que nasceu o Projeto; Comunidade de Leitores/ família na escola, cuja culminância aconteceu nesta segunda-feira (26/11), com a participação em massa dos alunos e seus familiares.
Os convidados presentes viajaram no mundo maravilhoso da leitura com Elias José, Tatiane Belink, Cecilia Meireles entre outros, e cantaram com o Trem da Alegria de Jorge Aragão. Também visitaram a casa da vovó para apreciar a exposição de objetos antigos, além de apreciar, e se maravilhar com os trabalhos dos seus filhos desenvolvidos durante o ano. Os pais ainda aportaram na “Tenda Literária” para ouvir e contar histórias para os seus filhos.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” leva encantamento e experiência a crianças do Cmei Chapeuzinho Vermelho
- Ritmo acelerado: Obra de reconstrução do pavimento Praia Formosa
- Mais saúde e proteção: vacinação contra a gripe já começou nas escolas da rede municipal
- Dia do Gari: os heróis silenciosos das nossas cidades
- Lar da Esperança: lugar com a missão de reconstruir vidas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol de Base 2025
- Processo Seletivo Simplificado nº 005/2023: Educação divulga a 7ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Maio Laranja: escolas de Guaraná realizam grande caminhada em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 70ª Chamada
- Educação que acolhe e transforma: Salas de Recurso Multifuncional ampliam atendimento inclusivo e humanizado