Projeto da EMEF José Marcos Rampinelli incentiva alunos a praticarem a coleta seletiva
.jpg)
Cerca de 125 alunos de cinco turmas do 2º ano da EMEF José Marcos Rampinelli, turnos matutino e vespertino, concluíram nesta quarta-feira (21/11) um projeto educacional de incentivo à coleta seletiva. De acordo com a diretora Maria Aiolfi dos Santos, os alunos durante o semestre trouxeram de casa resíduos sólidos diversos, como caixas de leite, latas e garrafas pet, por exemplo.
Já na escola eles separavam esses materiais por categoria como plásticos, vidros e papelões. “Para trabalhar mais essa questão, criamos um ambiente de supermercado, com dinheiro de plástico e um caixa, com as crianças se alternando em funções como operador de caixa, outros na organização dos produtos”, comenta a diretora.
Ainda segundo Maria Aiolfi os professores começaram a desenvolver noções diversas, como matemática e sistema monetário, o próprio conceito de resíduos sólidos, empreendedorismo e organização de espaço. “Nessa simulação de compra e venda dos produtos eles desenvolveram questões básicas da matemática como a soma, a subtração, a multiplicação e a divisão, além da organização, colocando esses produtos devidamente separados”, explica.
A professora Lordes Antoniolli disse que com essa metodologia os resultados começaram a aparecer. “Os pais dizem que eles já fazem essa coleta seletiva em casa, separando os materiais antes mesmo de descartá-los, e também não dizem mais a palavra lixo, e sim resíduos sólidos”, lembra a professora.
E como culminância desse projeto, na manhã e tarde desta quarta-feira (21/11), um caminhão da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Aracruz (Recicle Aracruz), esteve na porta da escola para receber das mãos desses alunos, todos os resíduos devidamente separados. Também participaram da ação as professoras Morgana de Oliveira Costa e Rosilene de Oliveira Jorge.
![]() |
![]() |
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem