Prefeitura implementa Plano de Atenção Primária à Saúde em Aracruz
Profissionais da área de saúde de Aracruz já estão participando das oficinas de capacitação para a implantação do Plano de Atenção Primária à Saúde. O programa, que está sendo implementado em parceria pelo Governo do Estado e todas as 78 prefeituras do Espírito Santo, visa a reorganizar o trabalho de atenção primária à saúde para torná-lo mais eficiente e integrado em todo o Estado. A justificativa é a própria importância da atenção primária, que é a porta de entrada da população no sistema de saúde, devendo ter como princípios levar os serviços o mais próximo possível do local onde as pessoas vivem e trabalham e garantir a continuidade do atendimento.
Desde o mês de março, profissionais vêm sendo capacitados em oficinas por microrregião e, depois, os mesmos atuam como facilitadores em seus municípios. Em Aracruz, sete facilitadores estão responsáveis por disseminar as diretrizes do programa entre 130 profissionais de setores como o Programa de Saúde da Família (PSF), Programa de Saúde da Família Indígena (PSFI), Hospital e Maternidade São Camilo e Centro de Reabilitação de Aracruz (Creara). Durante esta semana está sendo realizada a segunda oficina do programa com o tema “Atenção Primária à Saúde no Centro do Sistema”.
Em abril, o grupo já discutiu o tema “Organização de Redes de Atenção à Saúde” e até fevereiro de 2011 serão realizadas outras quatro oficinas com os seguintes conteúdos: O Diagnóstico Local; Gestão e Organização do Processo de Trabalho; Prontuário da Família e Demais Instrumentos de Normalização; e Monitoramento, Avaliação e Contrato de Gestão por Resultados. A expectativa, de acordo com secretário de Saúde de Aracruz, Evilasio Oliveira Costa, é que as oficinas concedam diretrizes para que a secretaria possa organizar melhor o trabalho de atenção primária e atender com mais eficiência a população.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tcardoso@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba
- Projeto Águas da Vida vai recuperar 200 nascentes em Aracruz até 2028
- 3ª CONVOCAÇÃO SEMSA - EDITAL 002-2026
- Mutirão de neuropediatria amplia atendimento e reforça compromisso de Aracruz com a saúde das crianças
- Saúde inicia nova etapa de cirurgias oftalmológicas com previsão de 50 procedimentos mensais
- Prefeitura de Aracruz reforça ações do Selo Social no âmbito público
- Educação divulga edital da Prova Nacional Docente (PND)
- Praias, rios e montanhas: Aracruz é o único município do Espírito Santo contemplado com as ações do Projeto Douradinho em 2026
- Cmei Narizinho inova com o projeto “Copa do Mundo - Conhecendo Culturas e Fortalecendo a Integração entre Escola e Família"
- Formação fortalece práticas inclusivas dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Aracruz