Programa Eficiência Solidária trocará mais de 20 mil lâmpadas comuns por lâmpadas de LED em Aracruz

O Programa "Eficiência Solidária" da EDP do Espírito Santo, em parceria com a prefeitura de Aracruz, objetiva substituir lâmpadas comuns por lâmpadas de LED entre os clientes residenciais das concessionárias de energia elétrica. A ação é voltada somente para os clientes “classificação residencial” da EDP em Aracruz, sem contar as pessoas de baixa renda, de áreas rurais ou comércio, categorias essas atendidas à parte pela EDP.
As pessoas que se enquadram na “classificação residencial” podem trocar, sem nenhum custo, até cinco lâmpadas incandescentes e/ou fluorescentes compactas por outras cinco de LED. Vale ressaltar que o morador não pode levar lâmpadas queimadas. Para esse procedimento não é necessário que seja o titular da conta. Basta ir até ao “LED truck”, um posto de troca fixo situado na Praça São João Batista (Matriz), das 9h às 17h, levar sua última conta de luz, classificação residencial em dia, o documento de identidade e fazer a troca.
Essa promoção teve início nessa segunda-feira (19/11) e prossegue até que as 24 mil lâmpadas disponíveis para o município de Aracruz sejam esgotadas. A previsão é que somente nesta segunda-feira (19/11) sejam trocadas aproximadamente 500 lâmpadas. Para atender a orla e distritos a EDP estuda disponibilizar postos deslocados. Para mais informações o cliente deve acessar o link https://edpes.eficienciasolidaria.com.br/. Esta é a 14ª edição do projeto em todo o Brasil, sendo a 3ª no Espírito Santo e a 1ª em Aracruz.
Lâmpadas LED x incandescentes x fluorescentes compactas
Trocar as lâmpadas é uma alternativa para reduzir bastante esse gasto. Existem três tipos de lâmpadas no mercado, sendo elas as incandescentes, as fluorescentes compactas e as de LED. Incandescente é o tipo mais comum e é a mais barata. A versão com 60 W, que é a mais vendida no país, gasta mais energia do que as outras opções para iluminar o mesmo ambiente.
A fluorescente compacta é mais econômica do que a incandescente porque a versão da fluorescente com 15 W ilumina da mesma forma que a incandescente de 60 W. Isso significa uma economia de 75% na conta de luz. Seu preço é maior, mas se somados o preço da lâmpada mais o gasto de energia de um ano, a fluorescente sai quase três vezes mais barato.
Já a LED consegue ser ainda mais econômica no consumo de energia. Com apenas 10 W você deixa um ambiente iluminado com a mesma intensidade que a incandescente de 60 W ou a fluorescente compacta de 15 W. Mas estas vantagens fazem a lâmpada de LED custar bem mais. Dependendo do modelo, são quase R$ 30 de diferença entre ela e o modelo incandescente.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem