Servidores participam de formação para enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes
Esta semana um grupo de servidores públicos da PMA está participando de uma formação para enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. O curso teve início na última segunda-feira, 12 de novembro, e segue até esta quarta, no auditório do Ministério Público de Aracruz.
A formação é oferecida por uma instituição social que tem como missão promover e defender os direitos das crianças e dos adolescentes, com foco na questão da violência sexual. Contratada por uma empresa privada do município, a ChildHood Brasil tem como objetivo formar uma rede de profissionais que atuam diretamente com casos de violência.
Para isso foram convidados servidores e servidoras das secretariais de Desenvolvimento Social, Turismo e Cultura, Esporte Lazer e juventude, além do CREAS, CREARA, representantes de escolas da Rede Pública Municipal e Privada, e polícias Civil e Militar.
“Durante esses três dias a gente está capacitando a rede de Aracruz, a partir de um diagnóstico feito aqui no município e os temas em debate são transversais com relação a violência sexual de crianças e adolescentes”, explicou Patrícia Costa, assistente de projetos da ChildHood Brasil.
Violência Sexual contra crianças e adolescentes
De acordo com o site da ChildHood Brasil , a violência sexual pressupõe o abuso do poder em que crianças e adolescentes são usados para gratificação sexual de adultos, sendo induzidos ou forçados a práticas sexuais.
Essa violação de direitos de crianças e adolescentes interfere diretamente no desenvolvimento da sexualidade saudável e nas dimensões psicossociais da criança e do adolescente, causando danos muitas vezes irreversíveis.
A alegação de consentimento por parte da criança e do adolescente nas eventuais práticas sexuais com adultos deve ser sempre questionada e contextualizada, uma vez que elas/eles são considerados seres humanos em condição peculiar de desenvolvimento, quando a capacidade de autonomia para consentir ou não ainda está em processo de construção.
A violência sexual atinge crianças e adolescentes de todas as idades e classes sociais. É um fenômeno complexo, que tem múltiplas causas. É um conceito mais amplo que abarca dois mais específicos: o abuso sexual e a exploração sexual.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo: Saúde publica Edital para contratação via Consórcio Polinorte
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” leva encantamento e experiência a crianças do Cmei Chapeuzinho Vermelho
- Ritmo acelerado: Obra de reconstrução do pavimento Praia Formosa
- Mais saúde e proteção: vacinação contra a gripe já começou nas escolas da rede municipal
- Dia do Gari: os heróis silenciosos das nossas cidades
- Lar da Esperança: lugar com a missão de reconstruir vidas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol de Base 2025
- Processo Seletivo Simplificado nº 005/2023: Educação divulga a 7ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Maio Laranja: escolas de Guaraná realizam grande caminhada em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 70ª Chamada