Grande programação marca o Dia D do Outubro Rosa em Aracruz

Nesta quinta-feira, (25/10), dia em que se comemorou em todo o Brasil o Dia D do Outubro Rosa, cujas as ações ainda acontecem até o dia 31/10, a prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Shopping Oriundi, Imetame, Fibria, Rotary, Associação Vidas e Hospital São Camilo, ofereceu uma grande programação às mulheres aracruzenses.
Intitulado “Dia Rosa”, as ações tiveram início às 14h com agendamento de exame de mamografia em três pontos de atendimento, sendo um no supermercado, um próximo às escadas rolantes e outro na praça de alimentação. Já a partir das 17h o público presente pôde prestigiar a apresentação do Coral “Maria Maria”. Na sequência houve palestras com os médicos Dr. Eduardo Bisinella (Urologista) e Dra.Gilsara Marília, (Ginecologista), além de uma capacitação sobre como se prevenir do câncer de mama.
“O câncer de mama é o câncer ginecológico que mais mata, que infelizmente hoje não se tem como fazer uma prevenção, mas podemos fazer um diagnóstico e identificar as pessoas que têm o chamado “fator de risco”, por meio de exames como a mamografia, disponível no Sistema Único de Saúde, devendo ser feito a cada dois anos até os 40 anos de idade. Ele identifica as lesões que ainda podem ser curadas, o que é muito importante e fundamental para a cura, pois estamos falando de uma doença muito agressiva, mutiladora e que impacta fortemente o emocional e o físico da mulher. Sendo assim, quanto antes a identificarmos, mais chances teremos de erradicá-la”, explica o Dr. Eduardo Bisinella.
A Ginecologista Dra.Gilsara Marília agradeceu o convite e passou alguns dados relativos ao câncer de mama. “Boa noite. Fico muito feliz e emocionada de poder participar de uma ação como essa e encontrar muitas pessoas com quem eu já trabalhei. Precisamos lembrar que a maioria dos casos tem bons prognósticos. Ele é o câncer mais comum entre as mulheres no mundo, correspondendo a 28% dos casos novos a cada ano, sendo muito raro antes dos 35 anos”, comenta.
Ainda de acordo com a Dra.Gilsara esse câncer é causado pela multiplicação das células anormais da mama, sendo que uns evoluem de uma forma bem rápida e outros não. “Também percebo que hoje em dia ainda existe um certo preconceito e medo das pessoas em falar do câncer. Temos que falar abertamente pois se trata de uma doença silenciosa e que também acomete os homens. Com um tratamento adequado podemos curar, explica a ginecologista.
Um dos pontos marcantes da programação foi os depoimentos de mulheres que venceram o câncer e de outras que ainda passam por tratamento. Elas mostraram que é possível contornar as dificuldades, ser feliz e ter uma vida normal. “O auto exame é muito importante. Foi assim que descobri que estava com câncer. No começo chorei muito, achava que morreria no outro dia, mas depois não tive medo e encarei a doença buscando o tratamento. Não temos que ter medo, e sim muita fé e esperança. Hoje sou feliz e não tive problema nenhum com a quimioterapia, comenta uma das senhoras.
O Dia Rosa ainda ensinou a técnica de produção da “Mama de Alpiste”, considerada uma solução prática para enfrentar a baixa autoestima. Com uma meia de náilon 3/4 nova, medidor, tesoura e alpiste, é possível desenvolvê-la para cada tamanho de sutiã. O encerramento ficou por conta do show musical com a cantora Laíla.
CONFIRA AS IMAGENS
Casa Rosa
Dando continuidade às ações do Outubro Rosa, na manhã desta sexta-feira (26/10), a Secretaria de Saúde da prefeitura de Aracruz organizou mais uma grande cerimônia às mulheres aracruzenses. Com a casa toda enfeitada e ornamentada, um belo café foi oferecido. Também teve uma exibição com o Grupo de Dança Santa Cruz.
O intuito é cuidar da saúde da mulher, com foco no aumento de solicitações de exames de mamografia, além dos preventivos, testes rápidos, orientações sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST) e assistência às gestantes.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo: Saúde publica Edital para contratação via Consórcio Polinorte
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” leva encantamento e experiência a crianças do Cmei Chapeuzinho Vermelho
- Ritmo acelerado: Obra de reconstrução do pavimento Praia Formosa
- Mais saúde e proteção: vacinação contra a gripe já começou nas escolas da rede municipal
- Dia do Gari: os heróis silenciosos das nossas cidades
- Lar da Esperança: lugar com a missão de reconstruir vidas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol de Base 2025
- Processo Seletivo Simplificado nº 005/2023: Educação divulga a 7ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Maio Laranja: escolas de Guaraná realizam grande caminhada em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 70ª Chamada