Oficina capacita atores envolvidos no processo de modernização do Mercado Municipal

Representantes das feiras, livre e gastronômica, comerciantes, setor da Vigilância Sanitária, Postura, Fibria, IDAF, Associações de Moradores e Secretarias Municipais, estiveram presentes no auditório do SEBRAE na tarde desta terça-feira (23/10) para participar da 1ª Oficina de identificação dos pontos fortes e fracos do território que abriga o Mercado Municipal.
Esta oficina é mais uma etapa do planejamento da prefeitura de Aracruz, em parceria com o SEBRAE, para modernizar o Mercado Municipal, tornando o espaço mais atrativo e um ponto de referência na representação da cultura e gastronomia aracruzense. O prefeito Jones Cavaglieri compareceu na oficina e deixou sua mensagem sobre o que ele pensa dessa modernização.
“É uma grande satisfação recebê-los aqui. A gente já vem pensando nessa ação tempos atrás. Trata-se de um assunto que temos que discutir amplamente, e acredito que esse planejamento seja o primeiro passo. De fato queremos tornar nosso Mercado Municipal um espaço atrativo. Por mais estrutura que possamos ter, em Aracruz ainda não existe um “point” onde as pessoas possam se reunir qualquer dia. Quando eu visito alguma cidade, a primeira coisa que procuro é o Mercado Municipal, onde são oferecidas produtos diferenciados, o que não é difícil de se fazer. Existem muitas coisas que podem ser exploradas, e com a boa vontade de cada um de vocês, podemos conquistar esse objetivo”, comenta.
A oficina foi proferida pelo Consultor Moacir Durães da Silva, da área de Gestão Setorial e Territorial do Turismo. Ele dividiu os participantes em seis grupos. Foram trabalhadas dinâmicas com o objetivo de levantar ideias e estabelecer planos de ação. Cada grupo recebeu um questionário para que pudessem ser relatados problemas e soluções. Foram pontuados alguns problemas como a desorganização das barracas, falta de estacionamento, sujeiras e presença de pombos, dentre outros.
“A participação mais efetiva desses atores é fundamental para enfrentarmos a realidade e propiciar resultados mais completos. Todos saem ganhando, os clientes que passam a visitar um local mais atrativo, e os próprios comerciantes, que ganham com uma melhor competitividade e qualidade de produtos, e consequentemente, com o aumento da renda”, explica Moacir Durães.
A população também participa desse processo deixando sua opinião sobre as atividades que acontecem no Mercado Municipal. Para isso, tanto os clientes, frequentadores e feirantes já pode responder uma pesquisa para saber o que o cidadão busca nas feiras, horários de maior movimento, preferências e sugestões. Os formulários são disponíveis online no site da prefeitura e também no próprio mercado municipal.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade