Teatro: “Todas as ruas tem nome de homem” faz intervenção no centro de Aracruz
Ruas e prédios do centro da cidade aos poucos foram sendo ocupados por mulheres, em diferentes épocas e situações. A linha tênue entre arte e realidade, expressa através da peça “Todas as ruas tem nome de homem”, apresentada pela Confraria de Teatro, no último final de semana.
Este é o segundo espetáculo do grupo, que está em turnê percorrendo diferentes municípios capixabas. A peça não utiliza um espaço único de apresentação. As cenas são realizadas em espaços públicos e privados, criando um trajeto pelas ruas da cidade.
Os espectadores vivenciam um espetáculo bastante diferente, tendo que fazer escolhas, caminhar e conhecer as histórias de mulheres que vivem em tempos contrários, em 1930 e 2018, em uma verdadeira espiral de comportamentos, sonhos, desejos e questões emergenciais nas discussões de gênero na contemporaneidade.
Em um momento histórico onde o Brasil discute de modo intenso questões ligadas aos direitos e a participação das mulheres, a peça é mais um instrumento, de certa forma alternativo, de se fazer política.
A condição da mulher na cidade se tornou ponto de partida para pesquisa das atrizes, após o lançamento do Mapa da Violência, em 2014, que apontava o Espírito Santo como um dos mais perigosos para mulher, com uma taxa altíssima de feminicídios. Foi a partir desse confronto com dados da vida real que o espetáculo se engajou na discussão cada vez mais crescente sobre ser mulher na sociedade, machismo e violência.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade