Equipe de fiscalização da PMA apreende armadilhas para captura de Guaiamum em manguezal do Sauê

Quinze armadilhas utilizadas para captura de Guaiamuns (crustáceo em ameaça de extinção) foram apreendidas pela equipe de fiscalização da Prefeitura de Aracruz no último final de semana. As “ratoeiras”, como são popularmente conhecidas, foram encontradas em uma área de manguezal na região do Sauê, litoral do município.
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), os materiais estavam em locais estratégicos para a captura do Guaiamum. A equipe fazia a patrulha quando se deparou com as armadilhas.
“Elas estavam dispostas na parte seca do manguezal, que é um local de fácil acesso por estar próximo ao asfalto. Dentro das armadilhas encontramos três Guaiamuns de porte pequeno. Dois machos e uma fêmea”, relata o guarda ambiental, Ronnie Gonçalves.
Os animais foram devolvidos ao manguezal e as armadilhas apreendidas e levadas à SEMAM.
Patrulhamento dia e noite
Para manter a preservação dos manguezais de Aracruz, a equipe de fiscalização ambiental atua dia e noite, realizando rondas em áreas comuns para pesca e cata de crustáceos, com apoio de motos e carros.
Durante o período de andada e defeso de espécies como o caranguejo-uçá, por exemplo, o monitoramento desses locais é intensificado. “A Secretaria do Meio Ambiente se compromete em fiscalizar e preservar os manguezais que, além de serem Áreas de Preservação Ambiental, é importante para famílias que dependem do mangue para o sustento. Além disso, a fiscalização nesses locais é realizada em atendimento a uma Portaria Estadual”, explica o secretário de meio ambiente, Wagner Carmo.
Denúncias
Quem flagrar práticas ilegais em manguezais ou em outras áreas de preservação pode entrar em contato com a equipe de Fiscalização Ambiental de domingo a domingo.
Os telefones para denúncias são: 27 9 9971-4462 e 3270 7065.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mais Saúde: Aracruz inicia serviço de Fisioterapia Domiciliar em parceria com Amigos da Justiça
- Moradores do Residencial Barra do Riacho devem comparecer à Caixa para assinatura de novos contratos
- 3º Simpósio Capixaba de Neurociências, Educação e Autismo promove intercâmbio de saberes entre profissionais da área
- Saúde: 7ª Convocação do Processo Seletivo n.º 001/2025.
- Tradicional festa das crianças reúne famílias e muita animação em Aracruz
- Aracruz realiza o 1º Dia de Campo do Café Conilon dos Povos Originários na Aldeia Córrego do Ouro
- Destaque na alimentação escolar: Aracruz é convidada a participar da 4ª Edição do Reality Show “Merendeiras do Brasil”
- Uma noite de louvor e celebração marcou o Dia do Católico na Praça da Paz
- II Encontro da Ação Saberes Indígenas na Escola discute produção dos materiais pedagógicos do território dos povos originários de Aracruz, a Educação Escolar e as Políticas de Resistência
- PDM: divulgada as datas dos fóruns que acontecem na próxima semana