CMEB Paulo Freire conquista três medalhas de bronze e uma de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Quatro alunos do 5º ano do Centro Municipal de Educação Básica “CMEB Paulo Freire” fizeram bonito na 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Eles conquistaram 4 medalhas, sendo uma de prata com a aluna Julia de Paula Lima e outras três de bronze com os alunos Guilherme Barcellos Salles de Oliveira, Julia Carla Carvalho Cezarino e Enzzo Samuel Aguiar Ferreira.
A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola e em apenas um ano letivo. Ela tem uma única fase e prova, foi aplicada no dia 18/05/18, contendo dez questões. A professora Renata Favarato Ruy Zuccolotto, que está à frente do projeto, falou do trabalho desenvolvido junto aos alunos. “O estudo do Universo faz parte do currículo do 5° ano na rede de ensino do nosso município. Pensando em oportunizar um aprendizado significativo e prazeroso aos alunos, nós iniciamos o projeto “Sistema Solar” e construímos um planetário giratório. Ele ilustra o movimento de translação dos planetas, bem como características peculiares de cada um, além de algumas constelações do hemisfério Sul celeste”, explica.

Ainda de acordo com a professora, o objetivo maior foi despertar nesses alunos a busca por novos conhecimentos, o que incentivou a participação deles na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. “As medalhas conquistadas são resultado de um trabalho em equipe que envolveu muito planejamento. Até agora já contabizamos 14 medalhas em 3 anos, sendo essas quatro nesse ano. Vibro de alegria a cada resultado conquistado! exalta Renata.
Todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e a medalha cunhada em metal ou acrílico. Além dos alunos, os professores e diretores envolvidos no processo também recebem os seus certificados.



Enzzo Samuel Aguiar Ferreira Guilherme Barcellos Salles de Oliveira Julia de Paula Lima Julia Carla Carvalho Cezarino
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo