Segurança Pública: Prefeitura Assina Ordem de Serviço para implantação do Cerco Eletrônico em Aracruz
O Prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, e o Secretário de Administração e Recursos Humanos, Luciano Forrechi, assinaram na manhã desta quarta-feira, 19 de setembro, a Ordem de Serviço que dá sinal verde para a implantação do Cerco Eletrônico na região urbana do município.
“A partir desta data temos noventa dias para colocar em funcionamento o sistema, que vai contar com dezoito pontos de vigilância em entradas e saídas da região da Sede e mais dezesseis em pontos estratégicos”, anunciou Jones durante uma coletiva de imprensa, na sala de reuniões da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Além da eficiência do Cerco Eletrônico, que funcionará como uma espécie de “muralha virtual” em torno da cidade, com 32 faixas de monitoramento, durante o pronunciamento Jones enfatizou e eficiência do sistema, tendo como exemplo outros municípios que já estão com a vigilância em funcionamento.
“Em cidades que já foi instalado, o Cerco Eletrônico cumpre um papel importante na segurança pública, ajudando a reduzir em média ou mais no número de veículos roubados, exemplo é nossa capital, Vitória” comentou.
Para a gerente de Integração da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), a eficácia do cerco vai além, se tornando uma ferramenta importante a segurança da sociedade. “Essa integração, com as forças de segurança, com as forças de justiça e com o executivo, é primordial para a segurança do município. Segurança pública não é só uma função das polícias Militar e Civil, é um dever de todos”
Redução na insegurança, crescimento em atrativos
De acordo com o secretário de Administração e Recursos Humanos, apesar do principal objetivo do Cerco Eletrônico ser reduzir o número de roubos e outros crimes envolvendo automóveis, o sistema cumprirá outras funções quando se fala em segurança pública.
“Um município que apresenta redução na insegurança, consequentemente cresce em atrativos, como nas áreas do turismo, comércio e desenvolvimento social além de promover o bem estar da população. Este é mais um passo para o fortalecimento da segurança pública em Aracruz e esperamos atuar, a partir de agora, de forma preventiva contra roubos e furtos de veículos”, comentou Luciano Forrechi.
O Cerco Eletrônico
Trata-se de um sistema de analise comportamental que utiliza as passagens de diversos veículos dentro do município e com isso gerando informações inteligentes para ações de combate ao crime monitoramento de veículos, utilizado para o combate ao roubo de carros e a todos os tipos de crimes que envolvem a utilização. Gerando alertas e alarmes em possíveis suspeitos e veículos, auxiliando no trabalho de inteligência da prefeitura e os demais órgãos de segurança. Ele é capaz de identificar qualquer tipo de irregularidade que envolva esses carros, por meio de um alarme.
Com as câmeras capazes de realizar um reconhecimento ótico de caracteres, é possível identificar todos os veículos que passarem pelos pontos de barreira. A previsão é de que o sistema esteja em funcionamento no final de 2018, contemplando diversas entradas e saídas do município.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Município implanta Polo de Educação Ambiental e Base de Apoio ao Turismo de Observação de Baleias
- Qualificação profissional fortalece a carreira dos servidores e contribui para o avanço da gestão pública
- Educação recebe representantes do Conselho de Alimentação Escolar de Aracruz (CAE) para reunião de acolhimento dos novos membros
- Prefeitura vai realizar Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Assinatura do decreto de aprovação da Regularização Fundiária do Centro Empresarial acontece nesta quarta-feira (20)
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 27ª Chamada
- Informativo edital 004/2024 - Aldir Blanc
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Educação divulga a 75ª Chamada
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a julho
- Sapion Summit: Aracruz participa do maior evento de educação do Espírito Santo