Flores de Ipê Rosa viram adubo no canteiro da EMEF Abílio Correia de Amorim
A reutilização de matérias orgânicas é um dos pilares da agroecologia – uma forma de pensar agricultura e natureza numa perspectiva ecológica. Na EMEF Abílio Correia de Amorim, localizada no bairro São Marcos, tais práticas harmoniosas com o meio ambiente aparecem de forma simples, já que alguns funcionários viram nas flores caídas de um Ipê Rosa, uma oportunidade de deixar o canteiro da escola mais saudável.
“A gente chegava aqui e acompanhava a queda de flores em certa constância, e também a alegria das crianças, que coletavam e levavam para as salas. A sensibilidade dos profissionais de Serviços Gerais e da cozinha, no entanto, fizeram a diferença: ao limpar o pátio, acataram a ideia de colocar as flores na horta”, explica a pedagoga da escola, Elizabeth Vieira Borlini.
As flores dos Ipês que estão em meio ao pátio da escola aos poucos viraram adubo para as plantas da horta. Agora, Abacate, Mandioca, Couve, Cebolinha, além de flores, Aroeira, Manjericão e até um pequeno pé de Ora-pro-nóbis estão sendo fertilizados com flores.
“O plantio dessas espécies foi pensado no equilíbrio e controle do canteiro”, pontua a pedagoga, que ainda finaliza: “Mexer com planta e terra faz parte do meu viver”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mais Saúde: Aracruz inicia serviço de Fisioterapia Domiciliar em parceria com Amigos da Justiça
- Moradores do Residencial Barra do Riacho devem comparecer à Caixa para assinatura de novos contratos
- 3º Simpósio Capixaba de Neurociências, Educação e Autismo promove intercâmbio de saberes entre profissionais da área
- Saúde: 7ª Convocação do Processo Seletivo n.º 001/2025.
- Tradicional festa das crianças reúne famílias e muita animação em Aracruz
- Aracruz realiza o 1º Dia de Campo do Café Conilon dos Povos Originários na Aldeia Córrego do Ouro
- Destaque na alimentação escolar: Aracruz é convidada a participar da 4ª Edição do Reality Show “Merendeiras do Brasil”
- Uma noite de louvor e celebração marcou o Dia do Católico na Praça da Paz
- II Encontro da Ação Saberes Indígenas na Escola discute produção dos materiais pedagógicos do território dos povos originários de Aracruz, a Educação Escolar e as Políticas de Resistência
- PDM: divulgada as datas dos fóruns que acontecem na próxima semana