Guarda Florestal atua na proteção dos recursos naturais de Aracruz

As áreas naturais do município, além de encantarem pelas belezas e paisagens, são refúgio de inúmeros animais e plantas que passam longe da civilização. No entanto, para que continuem bem preservadas, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Aracruz fica de olho nestes locais, através da Guarda Florestal.
“Realizar a guarda dos recursos naturais e o combate a caça e captura de animais silvestres são as principais atividades realizadas pela equipe de Guarda Florestal da SEMAM”, explica Fabrício Rosa, biólogo da PMA.
Na última semana, por exemplo, um Tatu foi encontrado preso a uma armadilha, em meio a uma floresta do município. O animal, no qual a caça é considerada ilegal, foi resgatado e devolvido ao ambiente.
Crustáceos também recebem proteção
No início do ano Mais de 900 caranguejos da espécie Uçá, capturados de forma ilegal durante o período de andada, foram devolvidos ao manguezal do Piraquê-açu. A apreensão aconteceu entre os dias 02 e 05 de fevereiro, durante patrulhamento da equipe de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM).
O flagrante aconteceu em diversas regiões de manguezal do município, na época em que a captura, o transporte e o armazenamento do caranguejo-uçá estavam proibidos. Tratava-se do período reprodutivo do crustáceo, quando machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) para acasalamento e liberação de ovos.
Fiscalização intensificada em períodos específicos
Durante os períodos de andada ou defeso, a equipe de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio ambiente realiza rondas em diversos pontos de manguezal no município de Aracruz. A patrulha é feita por terra e também de barco, quando os fiscais navegam pelo Piraquê-Açu em busca de irregularidades.
É uma forma de conter a coleta predatória que, para a SEMAM, ameaça a sustentabilidade do ecossistema, além de contribuir na proteção das espécies silvestres da fauna de Aracruz.
Denúncias
Quem flagrar práticas ilegais em manguezais ou em outras áreas de preservação pode entrar em contato com a equipe de Fiscalização Ambiental de domingo a domingo.
Os telefones para denúncias são: 27 9 9771-4462 e 3270 7065.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” leva encantamento e experiência a crianças do Cmei Chapeuzinho Vermelho
- Ritmo acelerado: Obra de reconstrução do pavimento Praia Formosa
- Mais saúde e proteção: vacinação contra a gripe já começou nas escolas da rede municipal
- Dia do Gari: os heróis silenciosos das nossas cidades
- Lar da Esperança: lugar com a missão de reconstruir vidas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol de Base 2025
- Processo Seletivo Simplificado nº 005/2023: Educação divulga a 7ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Maio Laranja: escolas de Guaraná realizam grande caminhada em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 70ª Chamada
- Educação que acolhe e transforma: Salas de Recurso Multifuncional ampliam atendimento inclusivo e humanizado