Prefeitura de Aracruz próxima de cumprir meta na Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio e o Sarampo
A Secretaria de Saúde da prefeitura de Aracruz está prestes a cumprir sua meta na Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio e o Sarampo. Até o momento já foram vacinadas 4.012 crianças de um ano a quatro anos 11 meses e 29 dias, o que representa uma cobertura de 75,46%. A meta é vacinar 5.849 crianças (95%).
A campanha foi inciada no dia 06 de agosto e se estenderá até o dia 31 de agosto. Todas as crianças com essa faixa etária deverão ser vacinadas com a Tríplice Viral, que previne contra Sarampo, Caxumba e Rubéola, além da vacina da Pólio, que previne a Paralisia Infantil.
Neste último sábado (18/08), dia D da campanha, a Coordenação de Imunização organizou e planejou uma grande ação envolvendo 120 profissionais nas 20 unidades de saúde no município, além de um posto móvel no Shopping Oriund. Foram enviados ofícios para 27 escolas da rede municipal e particular (ensino infantil), e para chamar a atenção dos pais e crianças nas ruas, duas pessoas se fantasiaram de Zé Gotinha e Branca de Neve em um carro som. A prefeitura também contou com apoio do Rotary Clube e Fibria.
Vacinas disponíveis em todas as Unidades de Saúde
As vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades de Saúde do município no horário de 7h às 16 h. É importante enfatizar que será obrigatório apresentar o cartão de vacina para que seja realizado uma avaliação criteriosa, no mesmo, garantindo que não há vacina em atraso da criança. Os adultos com idade máxima de 49 anos que quiserem se vacinar poderão ir às Unidades de Saúde do município durante toda semana, não necessariamente somente no período da campanha.
A poliomielite e o Sarampo
A Poliomielite também chamada de Paralisia Infantil é uma doença causada por um vírus que vive no intestino e pode afetar o sistema nervoso, levando à paralisia irreversível dos braços e das pernas. No Brasil o último caso registrado foi em 1990, mesmo assim é importante vacinar as crianças para que o vírus não voltem a circular no país.
O Sarampo é uma infecção viral grave e altamente contagiosa. Em 2016 a doença foi considerada erradicada em todo país, no entanto a baixa cobertura em 2017 (83,9%) fez com que o Ministério da Saúde alertasse a população quanto à possibilidade de um surto devido à circulação de imigrantes. O vírus circulante no Brasil é igual ao que circula na Venezuela, o que levou à conclusão de que o surto foi importado.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo