Minha Rua, eu amo, eu cuido: Mutirão revitaliza “pontos viciados” em Vila do Riacho

A prefeitura de Aracruz, por meio das Secretarias de Transportes e Serviços Urbanos (SETRANS), Meio Ambiente (SEMAM), em parceria com o Programa de Educação Ambiental da Portocel e dos Eco Agentes, realizou na manhã deste sábado (18/08), na comunidade do Céu Azul, em Vila do Riacho, mais uma ação da Campanha de Educação Ambiental: Minha Rua, eu amo, eu cuido.
Um grande mutirão com o objetivo de sensibilizar moradores e revitalizar os chamados pontos viciados de lixo deu novos ares à localidade. Antes mesmo do início desses trabalhos, servidores da prefeitura foram ao bairro para refazer alguns pontos viciados já trabalhados anteriormente, e que não foram cuidados. Eles também mapearam outras áreas onde se encontravam pontos com acúmulo de lixos e entulhos.
Somente nesta ação outro três pontos foram revitalizados. Com isso, todo o entulho existente foi retirado, e o local cercado com pneus pintados, fazendo uma barreira para proteger as espécies nativas e frutíferas de árvores que foram plantadas. Desta forma, além de se embelezar o lugar, que ainda ganhou artes em grafite, os moradores foram incentivados a manter o lugar limpo, promovendo bem-estar e saúde, pois com esses pontos sem lixos acumulados, evita-se a proliferação de insetos e animais peçonhentos.
Eco Agentes em Ação
Os Ecoagentes são os moradores da própria comunidade, que com apoio da empresa Lumiar e Prefeitura, auxiliam na propagação do desenvolvimento do trabalho, indo de porta em porta, falando do projeto e trazendo outros moradores para trabalharem juntos para fortalecer a ação. Eles distribuem panfletos ilustrativos e informativos como forma promover a conscientização, mesmo daqueles que não participam, mas que muito ajudam não despejando lixo em lugares impróprios.
Assim como em Vila do Riacho, a prefeitura de Aracruz vem desenvolvendo esses trabalhos em vários pontos da cidade, e com o envolvimento desse moradores, que continuam cuidando e fiscalizando o lugar, eles contribuem para que esses pontos viciosos sejam definitivamente extintos.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Destaque na alimentação escolar: Aracruz é convidada a participar da 4ª Edição do Reality Show “Merendeiras do Brasil”
- Uma noite de louvor e celebração marcou o Dia do Católico na Praça da Paz
- II Encontro da Ação Saberes Indígenas na Escola discute produção dos materiais pedagógicos do território dos povos originários de Aracruz, a Educação Escolar e as Políticas de Resistência
- PDM: divulgada as datas dos fóruns que acontecem na próxima semana
- Curso “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade - Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas escolas em áreas rurais” é lançado em videoconferência
- Capacitação sobre LGPD fortalece práticas de transparência e ética na gestão pública
- Estudantes atletas se destacam pela dedicação e comprometimento na 26ª Edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema)
- Residencial Barra do Riacho: imóveis do programa habitacional não podem ser vendidos, trocados, alugados ou emprestados
- Campanha “Não dê dinheiro, dê cidadania” reforça compromisso com a dignidade humana e o enfrentamento à mendicância
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 18ª Chamada Emergencial/Extraordinária