Prefeitura de Aracruz explica substituições que estão ocorrendo na sinalização viária e placas do município

No dia 4 de julho, a Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (SETRANS) da prefeitura de Aracruz participou de uma reunião na sede do DETRAN ES, em Vitória, com o intuito de pegar esclarecimentos acerca da sinalização viária do município, de acordo com o ofício nº 573/2018. Uma semana depois, no dia 11 de julho, técnicos do DETRAN estiveram na sede de Aracruz para realizar uma visita técnica e conhecer os locais onde foram solicitados uma análise nesse ofício da SETRANS.
Ficou decidido que serão realizadas algumas alterações, entre elas, a pintura de duas faixas próximo ao Supermercado Oriundi, sendo uma na rotatória, além da revitalização da faixa enfrente a MVC, conforme já supracitado. Na rua Augusto Sizenano Corrêa será sinalizado o lado direito, sentido Hospital São Camilo, para as vagas de estacionamento, e o lado esquerdo, com placas de proibido estacionar.
Nas ruas Antônio Francisco da Silva e Ignácio Barbosa Amorin serão instaladas placas de proibido estacionar. Também será proibido estacionar a partir da Retifica Aracruz, até o trevo do Supermercado Kinkas. Para essa proibição, será analisado os horários das 16h até 19h, de segunda a sexta-feira. Na localidade que se estende do Banco Santander até o viaduto, e da papelaria Vital até a Praça São João Batista, ainda serão sinalizados os estacionamentos exclusivos para automóveis e definidos os locais para motos.
Vaga de Estacionamento Curta Duração
É muito comum, principalmente em cidades do interior, áreas de estacionamento reservadas para farmácias, fóruns, delegacias, prefeituras e hotéis, por exemplo. Porém, o que talvez muitos ainda não sabem, é que, em determinados casos, essa “reserva de vagas” não tem amparo legal na legislação de trânsito, o que a torna ilegal, e que consequentemente as multas aplicadas nestes locais. Desta forma essas placas já estão sendo trocadas por outras intituladas “vagas rotativas”, com um tempo máximo de 15 minutos.
O art. 24 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) atribui ao órgão de trânsito municipal competência para planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito, e de implantar, manter e operar o sistema de sinalização. Contudo, tais atribuições devem ser executadas em conformidade com o que a norma legal prevê que, no caso em análise, encontram-se elencadas na Resolução 302/08 do Contran.
O Secretário de Transportes e Serviços Urbanos da prefeitura de Aracruz, Luiz Fernando Meier comentou sobre essas mudanças na sinalização de Aracruz. “Essas modificações são necessárias para cumprir o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Desta forma, a secretaria trabalha no sentido de cumprir a legislação e, consequentemente trazer mais segurança aos nossos moradores”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- II Encontro da Ação Saberes Indígenas na Escola discute produção dos materiais pedagógicos do território dos povos originários de Aracruz, a Educação Escolar e as Políticas de Resistência
- PDM: divulgada as datas dos fóruns que acontecem na próxima semana
- Curso “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade - Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas escolas em áreas rurais” é lançado em videoconferência
- Capacitação sobre LGPD fortalece práticas de transparência e ética na gestão pública
- Estudantes atletas se destacam pela dedicação e comprometimento na 26ª Edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema)
- Residencial Barra do Riacho: imóveis do programa habitacional não podem ser vendidos, trocados, alugados ou emprestados
- Campanha “Não dê dinheiro, dê cidadania” reforça compromisso com a dignidade humana e o enfrentamento à mendicância
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 18ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Educação divulga novo cronograma da segunda edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização
- Reunião Técnica de Pactuação dos Territórios Etnoeducacionais formaliza a implementação da Política Nacional de Educação Escolar Indígena