Plano de Manejo do Piraqueaçu e Piraquemirim será apresentado hoje na EMEF Placidino Passos

Visando adequar e controlar os usos e as atividades nos rios Piraqueaçu e Piraquemirim, a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) vai realizar uma Reunião Pública para a apresentação do Plano de Manejo da unidade de conservação do manguezal destes rios. O evento vai acontecer hoje (17), às 14h, no auditório da EMEF Placidino Passos e será voltado para os órgãos de Meio Ambiente, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Ong's ambientalistas, prefeituras de municípios vizinhos, empresas de Aracruz, instituições de ensino e principalmente as comunidades locais.
A reunião tem como objetivo apresentar aos presentes os estudos que já foram realizados até o momento no manguezal e ouvir sugestões visando a conclusão do Plano de Manejo. Todo o trabalho tem sido acompanhado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) e pela Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura. Segundo o secretário da Semam, Olimpio Vieira Neto, o plano de manejo é um instrumento de planejamento e gerenciamento das unidades de conservação. “O plano prevê ações de manejo que serão implementadas para garantir a proteção dos recursos naturais e a manutenção dos benefícios indiretos de ordem ecológica, econômica, científica e social”.
ENTENDA O QUE É O PLANO DE MANEJO
O Plano de Manejo é um documento técnico mediante o qual se estabelece a zona de unidade de conservação, as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias a gestão da unidade. O plano deverá incluir medidas para promover sua integração à vida econômica e social das comunidades vizinhas, considerando os objetivos da área, a conservação da diversidade biológica e os usos permitidos para a mesma.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
14h – Abertura;
14h15 – Apresentação do Plano de Manejo da Unidade de Conservação do Manguezal dos rios Piraqueaçu e Piraquemirim por Renato Almeida (Doutor);
15h30 – Debate e esclarecimentos;
17h30 – Encerramento.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde publica 3ª Convocação do Processo Seletivo n.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: 75ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Obra que integra sistema de esgotamento na região da Praça da Paz inicia nos próximos dias
- Cerimônia marca o lançamento do Programa Escola Saudável na Rede Municipal de Ensino
- Divulgada programação da Conexão Agro Jacupemba, que acontece entre os dias 26 a 28 de junho
- Atletas de Aracruz disputam finais estaduais de Vôlei de Praia Escolar em Guarapari
- Segurança Alimentar e Nutricional é tema de reunião entre secretarias municipais e Governo do Estado
- Processo Seletivo Simplificado: Polo UAB oferta 10 vagas para curso de Licenciatura Letras Português (EAD)
- 26ª Expo Aracruz: Informativo 002 do Edital 017/2025
- Aracruz participa do Encontro do Núcleo Regional do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Nupaes) e Sistemática de Acompanhamento e Avaliação de Resultados (SAAR N3)