Aracruz Online: Projeto Praça Digital é inaugurado no município

Um dos principais pontos de encontro da família aracruzense, a Praça da Paz, recebeu na noite da última sexta-feira (27/07), a cerimônia de lançamento da primeira Praça Digital do município, que agora conta com wi-fi livre para acesso à internet e ao aplicativo Aracruz Online. Estiveram presentes o prefeito Jones Cavaglieri, secretários municipais, vereadores e lideranças comunitárias.
O Secretário de Administração e Recursos Humanos, Luciano Forrechi, foi o primeiro a se pronunciar sobre mais essa conquista do Governo Municipal. “A proposta da Praça Digital faz parte do plano de Governo de Jones Cavaglieri, e desde quando assumir a secretaria ano passado, ele colocou isso como meta para que acontecesse o mais breve possível. O propósito é trazer as famílias para a praça e permitir uma nova forma de acesso e entretenimento, pois, se a família não ocupar a praça, outros segmentos da sociedade, como a violência e criminalidade ocuparão, ressalta.
Ainda de acordo com Luciano, com a evolução da tecnologia, o que pode ser oferecido de melhor para a sociedade, é uma possibilidade de internet pública, uma conectividade que outros municípios já têm. Já o aplicativo Aracruz Online, por exemplo, não existe em mais de 10 cidades capixabas, entre elas, Villa Velha, que é a mais antiga. Quando oferecemos um app como este, tem que ser algo que funcione. O desenvolvimento desse projeto na prefeitura aconteceu e vai continuar acontecendo porque ele é dinâmico, tem que ser alimentado de acordo com as necessidades das pessoas e do servidor público”, explica.
O prefeito Jones Cavaglieri falou da alegria que é inaugurar algo na cidade. “O que nós estamos fazendo é pensar na frente, pelo menos nos seus próximos 20 anos, pois trata-se de uma tecnologia que já é dominada por nossos jovens e até mesmo as crianças, dando uma garantia maior àqueles que buscarão o mercado de trabalho. Nessa mesma praça em 2016, nós já anunciávamos que faríamos dentro de nossa gestão, a entrega dessa praça à comunidade, e hoje estamos aqui, cumprindo com nossa palavra".
Jones ainda completou. "Com essa ferramenta que entregamos, podemos fazer aqui o que mais desejo no meu mandato, que é o resgate da família. Agora temos a internet gratuita. Os pais e seus filhos podem vir aqui e se divertir com segurança. A convivência nos ajuda a construir a cidadania plena, que é o que esperamos para o futuro".
A ampliação da Praça Digital
A previsão é que até o fim do mandato, seja ampliado para 25 o número dessas praças digitais. E o critério utilizado neste ano de 2018 para escolher os referidos locais que receberão esses recursos, foi a viabilidade técnica de cada um para atender com fibra ótica.
Para este ano a prefeitura de Aracruz tem uma meta de implantar outras 13 praças digitais em localidades como Barra do Riacho, Guaraná, Santa Cruz, Guanabara, Vila do Riacho, Bela Vista, Coah IV, São Marcos, Praça da Matriz (Centro), Coqueiral, Barra do Sahy, Rodoviária e Mercado Municipal.
Como acessar
O wi-fi na Praça da Paz estará disponível a partir desta sexta-feira (27). Para acessar, o cidadão deverá realizar um cadastro, informando dados como CPF e Nome Completo, ou então baixar o aplicativo Aracruz Online, que também será inaugurado na noite de sexta.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- PDM: divulgada as datas dos fóruns que acontecem na próxima semana
- Curso “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade - Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas escolas em áreas rurais” é lançado em videoconferência
- Final de semana de aprendizado e diversão para os aracruzenses
- Capacitação sobre LGPD fortalece práticas de transparência e ética na gestão pública
- Estudantes atletas se destacam pela dedicação e comprometimento na 26ª Edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema)
- Residencial Barra do Riacho: imóveis do programa habitacional não podem ser vendidos, trocados, alugados ou emprestados
- Dia das Crianças será comemorado em grande estilo na Praça da Paz no dia 12 de outubro
- Campanha “Não dê dinheiro, dê cidadania” reforça compromisso com a dignidade humana e o enfrentamento à mendicância
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 18ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Educação divulga novo cronograma da segunda edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização