Prefeitura visita município de Mariana e conhece projetos de recuperação ambiental após o rompimento da barragem
.jpeg)
Na última semana o Prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, junto à secretária municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, Rosilene Filipe dos Santos Matos, e o vereador Paulo Flávio, embarcaram em uma vivência por um dos locais mais atingidos pelo rompimento da barragem administrada pela Samarco.
O grupo chegou ao município de Mariana, Minas Gerais, na manhã da última quinta-feira, 27 de julho e percorreu por locais que foram devastados após o acidente, como as comunidades de Barra Longa e Paracatu.
“Primeiro nós conhecemos a sede da Fundação Renova, um local onde as pessoas que se sentiram impactadas podem buscar auxílio e informações. Depois, caminhamos pelas vilas que foram devastadas após o desastre” explicou Rosilene Felipe dos Santos.
A intenção da visita foi conhecer projetos e ações da Fundação que, desde o acidente, atua na recuperação social e ambiental das comunidades que estão na rota dos impactos causados pela lama.
“Conversamos com pessoas que ficaram isoladas por cerca de nove dias. Uma oportunidade de conhecer de perto o que muitas famílias passaram no dia do rompimento da barragem. Aprendi muito com a visita e agora tenho uma opinião diferente sobre o movimento de recuperação ambiental das comunidades”, comentou o vereador Paulo Flávio.
Conhecer para entender
Mais do que uma vivência, a visita à Fundação Renova também se tornou um momento ideal para o município de Aracruz avançar na assistência a famílias aracruzense afetadas pelo rompimento da barragem.
“A Fundação Renova, através do projeto Saber Viver, tem buscado restabelecer os vínculos entre famílias e comunidades. Foi este o ponto que mais me tocou, principalmente a coletividade e participação popular em decisões e projetos”, disse a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Rosilene Felipe dos Santos.
Para o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, a visita ainda trouxe uma nova perspectiva ao município sobre as comunidades impactadas: “Conhecemos de perto as comunidades que mais foram afetadas. Apesar dos impactos não serem tão visíveis aqui no município, entendemos que a população necessita de auxílios e orientações para recomeçarem. Firmamos um elo entre o governo municipal e todos os profissionais que estão atuando na reconstrução do meio ambiente”, pontuou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Primeiro dia foi marcado por grupo aracruzense na Feira dos Municípios
- Secretaria de Educação comemora nova lei que aumenta penas para crimes cometidos em escolas
- Emef Placidino Passos celebra o lançamento do livro "Deixa Que Eu Conto"
- Semana termina com mais de 200 estudantes da Rede Municipal de Ensino certificados pelo Proerd
- Expo Aracruz: prorrogação de prazo para credenciamento de interessados em exposição e patrocínio
- Começa neste fim de semana o Campeonato Municipal Série B de Aracruz 2025
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” fortalece os laços entre escola e família
- CAPSi transforma cuidado em festa no Arraiá mais acolhedor do ano
- Profissionais de Unidades Socioassistenciais Participam de Ação de Apoio Técnico ao Trabalho Social com Famílias
- Ação integrada alerta para os riscos da imprudência no trânsito