Biodiversidade é tema de formação para lideranças comunitárias no Aricanga
Chega ser inimaginável a dimensão da vida natural no município de Aracruz. Biomas diferentes, como Restinga e Mata Atlântica. Incontáveis espécies de aves, répteis, mamíferos e peixes. Praias, rios, montanha e florestas. A biodiversidade no território aracruzense impressiona e, para que continue preservada, é preciso conhecimento.
Pensando assim, no último sábado, 26 de maio, lideranças comunitárias das regiões de Barra do Sahy, Vila e Barra do Riacho estiveram reunidas para conversar sobre a biodiversidade. O Parque Natural Municipal do Aricanga foi escolhido para sediar a formação, realizada pelo programa de educação ambiental da Portocel em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Aracruz (SEMAM).
“A participação da sociedade nas questões ambientais é o que a gente mais precisa”, comentou o secretário municipal de Meio Ambiente, Wagner Carmo, nas boas vindas ao grupo de pescadores, jovens e moradores do litoral aracruzense.
O prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, também fez questão de cumprimentá-los fazendo uma reflexão sobre o papel da sociedade humana na conservação do meio ambiente: “Nós somos parte da natureza e precisamos cada vez mais estar conscientes de como nossas atitudes e ações vão refletir no futuro”, ponderou.
Responsabilidade Ambiental
Tendo como biodiversidade o tema central, a Formação de Lideranças deste ano levou diversos especialistas da área para tratarem do assunto e, em grande maioria, pediram mais responsabilidade ambiental, tanto aos cidadãos quanto às empresas que estão findadas no território aracruzense.
Primeiro, um bate papo sobre a importância dos Ecoagentes (termo dado às pessoas que passam por esta formação), nas comunidades. Depois, a responsabilidade federal sobre o meio ambiente foi assunto da palestra ministrada pelo gerente da Área de Preservação Ambiental Costa das Algas e Refúgio de Vidas Silvestres de Santa Cruz, Roberto Sforza, que atua no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Os biólogos Edson Valapassos, Luciane Ayres e Walter Có foram outros nomes que conversaram com o grupo, apresentando um panorama da biodiversidade no Espírito Santo e em Aracruz, além dos recursos hídricos estaduais.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana