Produtores aprendem sobre técnicas de pós colheita do cacau

Em Córrego Alegre, produtores de cacau das regiões de Santa Maria, Cachoeiro do Riacho, Assentamento Nova Esperança, Jacupemba, Três Irmãos e Retiro estiveram reunidos para aprenderem sobre técnicas de pós colheita, prevenção de doenças do cacau e também sobre nota fiscal eletrônica. Cerca de 26 cacauicultores estiveram presentes na capacitação que aconteceu esta semana.
O curso foi uma realização do Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural do ES (Incaper), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Agricultura. O objetivo era levar conhecimentos sobre cuidados e tratos que o produtor deve ter após a colheita do cacau, mantendo um padrão de qualidade.
A metodologia
Colheita, quebra, fermentação e secagem. Essas são as etapas do beneficiamento primário do cacau, que afetam diretamente a qualidade das amêndoas do fruto, matéria-prima do chocolate. O tema foi abordado durante o curso “Pós Colheita e Beneficiamento Primário do Cacau”, ministrado pelo técnico agrícola da Seplac, Alvaro Candido da Silva.
Os participantes também aprenderam sobre Monilíese do Cacaueiro, tipo de doença causada por fungos. A palestra foi conduzida pela auditora fiscal do Ministério da Agricultura, Sandra Helena Martins.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais