Alunos visitam reserva do Piraquê-Açu na última aula do “Escola no Manguezal”

Alunos do 5º ano da CMEB "Professora Maria Luiza Devéns" (popularmente conhecida como CAIC) visitaram um dos maiores estuários da América Latina, na manhã desta terça-feira, 3 de outubro. Após uma aula dentro do manguezal de Santa Cruz, as crianças embarcaram numa viagem pelas águas do rio piraquê-mirim, abordo da escuna Princesinha do Mar.
Fechando o ciclo de aulas do projeto Escola no Manguezal, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente de Aracruz (SEMAM), cerca de 20 alunos aprenderam sobre ecologia, práticas conscientes de uso do mangue, além de terem visto de perto espécies nativas, como golfinhos, crustáceos, peixes e aves.
Vinícius Ferreira, de 13 anos, aluno do CAIC, se empolgou ao ver o caranguejo sendo tirado da lama, e contou o que aprendeu: “A gente não pode pegar o caranguejo quando estão acasalando e também não podemos usar a redinha para pegar”.
Ao todo 213 crianças, estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação, participaram da temporada 2017 do projeto Escola no Manguezal. Os alunos vieram das EMEF’s Luíza Silvina, Maria Luíza Devens e Honório Nunes de Jesus.
Ecologia e cidadania
O projeto Escola no Manguezal possui o objetivo de desenvolver a consciência ecológica e cidadã dos alunos de escolas Públicas Municipais de Aracruz. Além disso, é uma forma de valorizar a cultura da comunidade local e ensinar sobre a importância do uso racional das riquezas naturais do manguezal, despertando nas crianças uma percepção de responsabilidade e compromisso com o meio em que vivem e promover novas atitudes de pensar e agir.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade