CREAS faz campanha contra mendicância no centro de Aracruz
Na manhã desta terça-feira, 26 de setembro, a equipe socioassistencial do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) percorreu por avenidas do centro de Aracruz para conscientizar a população sobre a mendicância (ato de pedir esmola).
Foram distribuídos panfletos nas principais vias e comércios da cidade. Abordando quem passava pelas calçadas ou praças, motoristas e comerciantes, a ação teve o objetivo de levar até a população informações sobre os serviços e programas sociais ofertados para as pessoas em situação de rua.
A equipe de Abordagem Social do CREAS realiza em média trinta atendimentos por mês. Desde 2011, 719 pessoas foram cadastradas no sistema. Atualmente, nove pessoas em situação de rua são acompanhadas pelo serviço; as demais pessoas, consideradas migrantes, retornaram à cidade de origem, após contato com a família.
Atendimento Social
No Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) a população de rua pode retirar o Kit Higiene (pasta e escova de dente, sabonete, toalha de banho e chinelo) e também participam de palestras educativas.
Além disso, a pessoa em situação de rua, após regulamentar a documentação básica, é registrada no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal. “Toda pessoa em situação vulnerável ou de extrema pobreza, tem direito de ser cadastrada no Cadastro Único e ser beneficiado com o Bolsa Família. E, como a população de rua não possui renda, são grupos prioritários para serem inseridos no cadastro único”, esclarece a assistente social, Simone Braga.
|
|
|
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade