Produtores e produtoras aprendem sobre técnicas de poda do cacaueiro
Produtoras e produtores rurais do município de Aracruz participaram do Curso de Poda do Cacaueiro nesta sexta-feira, 22 de setembro. A formação, realizada pela Secretaria de Agricultura de Aracruz (SEMAG) e Incaper, reuniu cerca de 50 pessoas, que participaram de palestras e aulas práticas.
O objetivo do curso, de acordo com a SEMAG, foi mostrar técnicas de poda aos produtores que já trabalham ou que possuem o interesse de cultivar cacau. “A nossa intenção é levar informações para que essas pessoas conduzam melhor a lavoura”, explicou o Gerente de Desenvolvimento Agrícola, Francisco Selvátici.
Da teoria à prática
O curso foi dividido em momentos teóricos e práticos. Pela manhã os participantes aprenderam sobre boas práticas agrícolas e à tarde foram até uma lavoura de cacau para aprenderem de perto, além de tirarem dúvidas com os instrutores.
Produtor de cacau há três anos, Lúcio Pandolfi encontrou na formação uma oportunidade de melhorar a plantação. “Como sou novo na área do cacau, não tenho tanto domínio das técnicas, então está sendo muito importante porque estou aprendendo a conduzir a lavoura”, disse o produtor rural de Córrego d’Água.
“Além da poda, também tratamos de boas práticas agrícolas em todo manejo do cacau, assim como produzir um fruto de qualidade, adotando boas práticas agrícolas”, explicou Elton Bicalho, engenheiro agrônomo e um dos instrutores da formação.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Feirinha de Aracruz está de volta e ganha novo endereço
- Chamamento Público: Edital nº 029/2025 - "Mestra Aumerinda Pinto Joaquim"
- 5ª Convocação - Secretaria de Desenvolvimento Social - Edital 001/2026
- Junho Vermelho: Prefeitura promove palestra sobre a doação de sangue
- Governo do Estado e Prefeitura de Aracruz inauguram a Barragem do Piraquê-Açu
- Desenvolvimento Social publica Edital do Programa Compra Direta de Alimentos
- Ordem de Serviço marca início da Regularização Fundiária em Vila do Riacho
- Saúde Bucal: Unidades Odontológicas Móveis levam atendimento em comunidades do interior
- 1ª Formação da Equipe Psicossocial (PAS) em 2026 debate a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ)
- Barragem do Piraquê-Açu será inaugurada neste sábado (6) e reforça a segurança hídrica de Aracruz