Aracruz sustentável: bairro Cohab 4 recebe mutirão de coleta seletiva

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da coleta seletiva, as Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans) e Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de Aracruz realizam no próximo domingo (17/09), a partir das 8h, no bairro Cohab 4, o mutirão da Coleta Seletiva.
As equipes vão percorrer as ruas do bairro visitando residências e comércios convocando os moradores ao estímulo e compromisso para o processo de separação dos resíduos recicláveis secos e limpos, despertando assim o compromisso de cidadania e a consciência socioambiental. Ao bater na residência do munícipe, a equipe entregará um folheto sobre o Projeto “Aracruz Sustentável”, informando os benefícios da coleta seletiva e da reciclagem do lixo.
“Além de gerar emprego e elevar a renda mensal para muitas famílias, este projeto vai aumentar a vida útil do aterro sanitário, fator fundamental para a melhoria de qualidade de vida do nosso município”, explicou a equipe da Setrans que ressaltou que o destino que se dá aos recicláveis vai mudar o destino de toda nossa cidade e a vida dos associados.
A correta destinação de materiais como vidros, plásticos, metais, embalagens longa vida e papéis também tem forte impacto na saúde de todos, pois possibilita diminuir a quantidade de animais que causam doenças, como ratos, baratas e o mosquito da dengue.
Capacitação dos multiplicadores
Durante esta semana, os agentes multiplicadores que realizarão o mutirão no próximo domingo (17) foram capacitados, por meio de palestras que destacaram a forma correta de se realizar a Coleta Seletiva Participaram da capacitação lideranças religiosas, associação de bairros, Escoteiros, membros da associação de catadores e alunos da escola Monsenhor Guilherme Schimitz e Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ).
Como colaborar com a coleta seletiva
A população de Aracruz pode colaborar com a coleta seletiva de forma simples. Para fazer a separação em casa, basta ter duas lixeiras (ou sacos), uma para resíduos recicláveis e a segunda para orgânicos e rejeitos. São classificados como recicláveis: garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza, potes de shampoo, tubos de pasta de dente, sacolas e embalagens plásticas em geral, isopor, latas e objetos de metal, jornais, papéis, papelões limpos, caixas de leite e de sucos, entre outros.
Na lixeira para resíduos orgânicos e rejeitos devem ser colocados restos de comida, cascas de frutas, legumes e ovos, filtro de café e saquinhos de chá, papéis sujos e engordurados, lixo de banheiro, papel higiênico e fraldas.
Para evitar esses acidentes, a Setrans recomenda que o morador embale os recipientes de vidro (inteiros ou quebrados), cacos e outros materiais cortantes em folhas de jornal, caixas, garrafas pet ou outro material resistente. Garrafas PET podem ser utilizadas como recipientes para alfinetes, agulhas pregos, espetinhos de churrasco e outros materiais pontiagudos.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino têm motivação extra para ingressarem no Ifes com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)
- Caminhada celebra a vida e fortalece vínculos na Semana da Pessoa Idosa em Aracruz
- Macrodrenagem da Grande Bela Vista: prefeitura entrega maior obra do município
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a setembro
- Atenção, pais! Provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) acontecem do dia 20 a 31 de outubro
- Saúde promove programação especial para conscientizar mulheres no Outubro Rosa
- PDM: adiada a reunião do fórum que aconteceria nesta quinta-feira (02), em Guaraná
- Desenvolvimento Social: Chamada Emergencial do Processo Seletivo n.º 001/2023
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 87ª Chamada
- Aracruz sedia o Encontro do Núcleo Regional do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Nupaes) e Sistemática de Acompanhamento e Avaliação de Resultados (SAAR N3)