Barragem levará água para mais de 1.300 casas do distrito de Guaraná
Com as obras finalizadas, a represa de Guaraná, município de Aracruz, será o principal reservatório de água do distrito que, em períodos de seca, vai abastecer mais de 1.300 casas. A barragem ocupa quatro hectares e pode armazenar até 120 milhões de litros d’água.
Máquinas, caminhões e operários trabalharam por quase três meses para estruturar a represa, localizada em uma propriedade de Córrego D’água. De acordo com a Secretaria de Agricultura, a barragem depende agora de fatores climáticos, já que é preciso chover para que o volume de água comece a aumentar. Depois de cheia, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) realizará o projeto da estação de captação e adutora.
Suficiente para seis meses
Quando o Rio Araraquara não for suficiente para abastecer a comunidade, o SAAE irá recorrer a barragem para levar água aos 5 mil moradores do Distrito de Guaraná. Segundo o Secretário de Agricultura, Renato Pereira Sobrinho, a água armazenada será suficiente para manter o abastecimento por cerca de seis meses.
“Assim que a fonte principal, que hoje é o Rio Araraquara, não tiver condições de atender a comunidade, a barragem entrará em funcionamento, e poderá abastecer as residências por 180 dias”, explicou o secretário.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais