Prefeitura adota medidas para reduzir gastos
Não é novidade para ninguém que o Brasil tem enfrentado dificuldades econômicas e financeiras. O mesmo acontece com os Estados e Municípios. Em época de crise e de contenção de gastos públicos, o foco da atual gestão da Prefeitura de Aracruz em otimizar a utilização dos recursos públicos já gerou resultados importantes. Diversos serviços passaram por reformação rigorosa, com o objetivo de reduzir gastos e garantir os serviços prestados a população.
Com base nesses preceitos e atendendo as recomendações do Comitê Orçamentário de Acompanhamento de Despesa (COAD), instituído pela Prefeitura de Aracruz e do Tribunal de Contas do Espírito Santo, a administração municipal baixou um decreto que estabelece novas diretrizes para contenção de despesas.
Pagamento de passagens áreas e diárias para fora do estado para servidores, pagamento de hora extra e extensão de jornada, curso, congressos, seminários com inscrições pagas, são algumas decisões tratadas no decreto.
Outra medida foi a redefinição do horário de funcionamento das repartições públicas municipais, que será das 12h às 18h. Esta decisão visa obter redução dos gastos e maior eficiência dos serviços, evitando gastos com horas extras e extensão de carga horária, uma vez que a jornada da maioria é de 30h, além de redução de gastos com energia, água, telefonia e manutenção predial.
O orçamento de 2017, elaborado e aprovado em 2016 não atende a necessidade e realidade do município. Por isso, a decisão publicada no Diário Oficial do Tribunal de Contas/ES determina o equilíbrio orçamentário.
“Desde que assumimos a gestão do município, estamos adotando medidas de austeridade, como a redução das secretarias e de cargos comissionados. Dando continuidade às medidas de economia e tendo em vista a queda da arrecadação, foi necessário expandir o decreto de contingenciamento para reduzir ainda mais os gastos públicos com responsabilidade. O fundamental é garantir os serviços essenciais e manter o equilíbrio das contas públicas”, ressaltou o prefeito, Jones Cavaglieri.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento