Reunião no gabinete de Ademar Devens define limpeza na boca da Barra
A pescaria na Barra do Riacho está garantida. Para limpar o assoreamento da boca da Barra e normalizar o trabalho dos pescadores artesanais do distrito, a Prefeitura de Aracruz vai manter o equipamento de sucção no local até que o estudo para a solução definitiva esteja concluído. A draga, que foi deslocada até o local na sexta-feira (10), vai tirar o excesso de areia do canal que liga o rio Riacho ao mar e cavar o calado necessário para a passagem das embarcações.
A decisão foi tomada ontem pela manhã, em reunião no gabinete do prefeito. Ademar Devens agendou o encontro para formular um acordo entre os pescadores e as empresas que utilizam o porto. Além de Câmara Municipal, associação e cooperativa dos pescadores, também estavam presentes representantes das empresas Aracruz Celulose, Portocel e Norsul.
A medida é paliativa, mas resolve o problema dos pescadores, já que a porta para o mar ficará aberta. De acordo com Devens, o estudo para resolver definitivamente essa questão já está a caminho. “Já temos propostas feitas para realizar a análise e executar a obra. Precisamos ouvir mais algumas para comparar preço, mas já estamos autorizados a contratar”, disse.
O estudo vai definir a melhor forma de construir um enroncamento na Barra para conter as águas e manter a passagem dos barcos liberada permanentemente. Como se trata de uma análise da movimentação dos sedimentos do fundo para traçar a trajetória da maré e encontrar o melhor local para levantar a barreira, o trabalho é demorado e leva de 08 a 12 meses para ser concluído.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026