Área em recuperação do Aricanga recebe manutenção
Profissionais de limpeza estão trabalhando diariamente na manutenção da área em recuperação, na parte baixa do Parque Natural Municipal do Aricanga. O serviço, com duração de um mês, envolve roçada e coroamento em volta das árvores plantadas durante o processo de recuperação.
O espaço que está recebendo a manutenção faz parte do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), executado a partir de uma Condicionante Ambiental da Petrobras.
Manutenção para regenerar
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), a manutenção dessa área, além de melhorar a estética do local, é fundamental para potencializar o processo de regeneração florestal.
“A não manutenção dessa parte do Parque pode contribuir para o surgimento de ervas daninhas, capins, e outras espécies que não potencializam o processo de recuperação da vegetação”, explica a bióloga da Semam, Luciane Ayres.
Pensando no futuro
Com o tempo, a área em recuperação vai deixando a entrada do Parque Natural Municipal do Aricanga mais bonita. Mas, além de trazer beleza, o reflorestamento também favorece a restauração de outras áreas degradadas no entorno do Parque. A Gerência de Recursos Naturais da Semam acredita que essa é uma forma de pensar no futuro do município.
“Essa área recuperada possui a importância de disseminar sementes e atrair dispersores, como aves, morcegos e mamíferos. Posteriormente ela vai favorecer a chegada de outras plantas, além de servir de suporte para recuperação natural das áreas vizinhas”, comenta a bióloga.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino têm motivação extra para ingressarem no Ifes com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)
- Caminhada celebra a vida e fortalece vínculos na Semana da Pessoa Idosa em Aracruz
- Macrodrenagem da Grande Bela Vista: prefeitura entrega maior obra do município
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a setembro
- Atenção, pais! Provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) acontecem do dia 20 a 31 de outubro
- Saúde promove programação especial para conscientizar mulheres no Outubro Rosa
- PDM: adiada a reunião do fórum que aconteceria nesta quinta-feira (02), em Guaraná
- Desenvolvimento Social: Chamada Emergencial do Processo Seletivo n.º 001/2023
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 87ª Chamada
- Aracruz sedia o Encontro do Núcleo Regional do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Nupaes) e Sistemática de Acompanhamento e Avaliação de Resultados (SAAR N3)