Ponto biométrico garante assiduidade de médicos e dentistas na Prefeitura de Aracruz

Médicos e dentistas da Prefeitura de Aracruz têm sua entrada e saída no trabalho registrada por meio do ponto biométrico. Desde o mês de março estes servidores concursados e contratados foram cadastrados pelo setor de Recursos Humanos e passaram a ter o controle do horário de trabalho registrado pelo ponto.
A prefeitura conta com dez médicos efetivos que fazem 20h semanais e que são responsáveis pelo apoio às Unidades Básicas de Saúde, como pediatras, ginecologistas e clínico geral. Nas Estratégias de Saúde da Família são nove clínicos gerais seletistas, com carga horária 40h semanais. No Programa Mais Médicos, que também atuam nas Unidades Básicas de Saúde, os seis médicos contratados cumprem 40 h semanais.
No caso dos dentistas que também passaram a comprovar a presença por meio do ponto biométrico, nove são dentistas da Estratégia de Saúde da Família que fazem 40h semanais e 13 dentistas efetivos que cumprem 20h semanais.
De acordo com a Secretaria de Saúde a carga horária destes profissionais é cumprida conforme escala determinada pela gerência e caso o profissional não compareça e não justifique sua ausência, as horas não trabalhadas são descontadas no salário. “Estamos trabalhando realizando o controle rigoroso da efetividade dos servidores, porque entendemos que a população não pode ficar desassistida de um serviço essencial e tão importante que é a saúde. Por isso, se o médico ou dentista não puder comparecer, ele deve entrar em contato e apresentar justificativa para repor as horas em outro dia. Se as faltas forem recorrentes, a administração abre um processo administrativo disciplinar”.
O ponto biométrico é acompanhado pelos coordenadores de cada Unidade que encaminham para o Recursos Humanos da Saúde que realiza a análise do ponto e encaminha para que os gerentes de cada área aprovem para pagamento.
O prefeito, Jones Cavaglieri explica que esta é uma medida corretiva, visto que vem errada há muitos anos pelos gestores que não cobravam dos funcionários o correto cumprimento da carga horária. “O controle de frequência digital é uma ferramenta de gestão importante, com ampla capacidade gerencial, que auxilia o gestor a tomar decisões relacionadas a escalas de horário e de produtividade dos servidores”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais