Conselho Municipal de Meio Ambiente cria câmara técnica para recuperação de manguezais
O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Aracruz (Comma) criou em sua penúltima reunião uma Câmara Técnica Provisória para recuperação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) dos manguezais Piraqueaçu e Piraque-Mirim.
A câmara técnica surgiu a partir da situação constatada no manguezal, após uma chuva de granizo que devastou o ecossistema em junho de 2016. O grupo já realizou visitas no local e também uma reunião com lideranças comunitárias de Irajá, Caieiras Velha e das comunidades de Baiacu e Pirassununga, do distrito de Santa Rosa.
Para engrenar o processo de regeneração, a Câmara Técnica Provisória também realizará pesquisas com o intuito de identificar espécies vegetais a serem recuperadas, buscar alternativas de alimentação para animais que habitam o mangue, levantamento da área afetada e análise do solo.
Berço da vida marinha
O manguezal é um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do planeta, fazendo dessas áreas um verdadeiro berçário natural. Aves, peixes, moluscos e crustáceos encontram nesse ambiente as condições ideais para reprodução, eclosão, criadouro e abrigo.
Além disso, em relação à pesca, os manguezais produzem mais de 95% do alimento que o homem captura no mar. Por essa razão, a sua manutenção e preservação são vitais para a subsistência das comunidades pesqueiras do entorno.
Conheça o Comma
O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Aracruz (Comma) foi fundado em 2001, através da Lei Municipal nº 2.436. É um órgão integrante da estrutura organizacional da Secretaria de Municipal de Meio Ambiente (Semam), com o objetivo de auxiliar as ações comandadas pela pasta.
O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Aracruz é um órgão colegiado paritário e autônomo de caráter consultivo, deliberativo e normativo, do Sistema Municipal de Meio Ambiente – SIMMA. É constituído paritariamente por representantes da Sociedade Civil que tenham representatividade na Comunidade, por representantes do Setor Empreendedor (Indústria e Comércio), por representantes da Administração Pública, da Comunidade Técnico Científica e por entidades ambientalistas.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais
- Estudantes do curso de Pedagogia (EaD) do Polo Aracruz participam do ‘Seminário Integrador Multicursos’
- 26ª Expo Aracruz encerra com público recorde e consagra-se como uma das maiores festas do norte do Estado
- Projeto "Medindo a Escola: Aplicando Matemática na Prática” da Emef Luíza Silvina Jardim Rebuzzi solidifica conhecimentos dos estudantes
- Capacitação orienta profissionais de Aracruz sobre protocolos ligados ao Zika Vírus