Aracruz na rota dos beija-flores
O clima tropical, o verde da Mata Atlântica, bebedouros de água com açúcar e as bromélias,fazem de um pedacinho do município de Aracruz o lugar predileto dos beija-flores. A EstaçãoBiologia Marinha Augusto Ruschi, localizada em Santa Cruz, é praticamente o recanto dos colibris. Apenas numa manhã é possível observar centenas de beija-flores, das mais variadas espécies.
“Os beija-flores se alimentam do néctar das flores da floresta, e com o a escassez de florestas, estão cada vez mais sem alimento. Por isto aqui na EBMAR trabalhamos pensando no suporte à vida destas aves, através da manutenção diária de 80 bebedouros e cultivo de flores nativas” explica Gabriel Ruschi.
Mais de 15 espécies para observação
O saí-azul é uma das espécies encontradas na EBMAR
O município de Aracruz está na rota de dezenas espécies de beija-flores, como a espécie migratória conhecida comobeija-flor-vermelho, que durante sua jornada através de vários estados, repousa na EBMAR entre outubro e dezembro.
5 mil flores por dia
Além de ser um local ideal para observação de beija-flores, a estação desenvolve um trabalho importante na preservação dos colibris, que são os polinizadores mais eficientes das Américas. Eles são uma espécie de correio genético, já que devido a quantidade de flores quecada indivíduo precisa visitar em um só dia, necessitam percorrer longas distâncias.
A Estação de Biologia Marinha Augusto Ruschi, em seus 30 hectares de extensão, possui áreas de floresta virgem, 07 ha de área em recuperação, áreas de agricultura orgânica de plantas medicinais, 02 km de trilhas de floresta Atlântica e restinga, e área de camping.
A EBMAR está aberta de terça-feira a domingo, das 07 às 17h. Para chegarbasta seguir a rodovia ES-010; a portaria está localizada na altura da praia de Gramuté. A entrada é gratuita.
Para outras informações, vise o site da EBMAR e conheça mais sobre a história de Augusto Ruschi, que em 1994 recebeu o título de Patrono da Ecologia no Brasil: www.ebmar.com.br
Telefones:27 98119-9292 (c/Whatsapp)
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Município lança o projeto Corredor de Biodiversidade nesta quarta-feira (25)
- Dia D da vacinação contra a Influenza acontece neste sábado (28) nas Unidades de Saúde
- Prefeitura anuncia maior Pacote de Investimentos que vai beneficiar a sede, orla e interior do município
- Prefeitura lança cartilha com regras e cuidados para agentes públicos em 2026
- Aracruz conquista pelo segundo ano consecutivo o Selo Ouro do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada
- Contorno da Barra do Sahy: Semam divulga resultado da EIA e RIMA
- Aracruz passa a oferecer serviços urbanísticos 100% on-line a partir do dia 26
- ZPE Aracruz: Semam divulga resultado da EIA e RIMA
- 13ª Chamada - Secretaria de Educação - Edital 002/2025
- Saúde alerta para sinais da tuberculose e reforça a importância do diagnóstico precoce
