Prefeitura de Aracruz adere ao Programa Saúde na Escola (PSE) Nacional

Com o intuito de integrar e articular de forma permanente a educação, saúde e assistência social, e assim, proporcionar uma melhoria na qualidade de vida dos alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Aracruz, por meio das secretarias de Educação (SEMED), Saúde (SEMSA) e Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS), assinou nesse mês de junho um termo de compromisso que irá pactuar e formalizar as responsabilidades e metas inerentes à execução do Programa Saúde na Escola.
Com isso o município passa a contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. A adesão prevê ainda o repasse de incentivo financeiro anual para a realização das ações que serão monitoradas pelo Ministério da Saúde por meio do Sistema de Informação da Atenção Básica (SISAB), que é uma plataforma alimentada pelas equipes envolvidas.
Vale ressaltar que algumas ações do PSE já vinham sendo desenvolvidas nas escolas desde 2014, porém, com essa adesão de âmbito nacional, novas diretrizes foram estipuladas. Trata-se de 12 ações que serão realizadas pelos gestores em um período de 24 meses, como por exemplo: ações de combate ao aedes aegypti; promoção das práticas corporais; atividades físicas e lazer; prevenção ao uso de drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; verificação da situação vacinal, promoção da saúde bucal, prevenção da obesidade infantil, dentre outas.
Projeto piloto
Duas escolas municipais, CMEB José Manbrini (Jacupemba) e EMEF Samoel Costa (SEDE), por serem consideradas prioritárias, foram as primeiras a serem inseridas no programa e funcionarão como projeto-piloto, para que posteriormente todas demais possam receber os benefícios. Inicialmente serão pactuados 694 alunos.
A Secretária de Educação Ilza Rodrigues comemorou muito essa adesão e falou sobre os benefícios que auxiliarão os alunos da rede municipal. “Eu vejo essa adesão como mais uma porta para o aprendizado das crianças, pois a questão da saúde preventiva também educa. Isso sem dúvida fortalece o futuro do aluno e consequentemente da nação”, ressalta.
Ilza ainda mencionou que é de grande valia o jovem ter uma mente aberta para saber tratar de assuntos como a sexualidade e a preocupação com o corpo, tornando-o mais responsável.
O secretário de Saúde, Luiz Cláudio, afirmou que sempre apoiou essa iniciativa. “Assim que assumi a pasta da saúde participei de uma reunião com a equipe envolvida no programa. Desde então, deixei claro que a Secretária de Saúde estará empenhada em todo o processo. Trata-se de uma iniciativa brilhante do Ministério da Saúde, sendo que todo trabalho de prevenção, que é o foco principal, está diretamente relacionado à educação, o que evitará que as pessoas adquiram novas doenças”, ressalta.
Luiz Cláudio falou também que quando essas ações vão para dentro da escola, os alunos aprendem desde cedo noções de cuidado com o próprio corpo, evitando futuros problemas, criando assim uma sociedade mais justa e igualitária.
O PSE
O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial da Saúde e da Educação instituído em 2007. Sua base é a articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde e suas políticas são voltadas às crianças, adolescentes e jovens da educação pública brasileira para promover saúde e educação integral. Trata-se de uma estratégia de integração para fomentar o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE): Aracruz participa da Formação Caminhos Compartilhantes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 6ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 69ª Chamada