Oficina com o consultor Fernando Mendes abre o 2º Ciclo da Parceira Votorantim pela Educação (PVE)
Teve início nesta terça-feira (20/06), no auditório do Polo UAB, o 2º Ciclo da Parceira Votorantim pela Educação (PVE). Na parte da manhã as atividades foram voltadas a alunos da rede municipal de ensino, para que eles pudessem se reconhecer como parte fundamental de uma grande mudança que a sociedade como um todo carece.
Durante a tarde ocorreu uma mobilização social a lideranças comunitárias, educadores e demais profissionais de áreas de interesses, como saúde e meio ambiente, tudo isso com o intuito de fortalecer o conselho escolar. Em ambos os momentos foram ministradas oficinas com o consultor do Grupo Votorantim, Fernando Mendes.
A Secretária de Educação Ilza Rodrigues esteve presente durante o início da mobilização social e comentou sobre a importância do comparecimento de profissionais de diversas áreas. “Fiz questão de participar dessa mobilização, pois para mim a presença de cada um nesse auditório nos dá força para continuarmos com essa parceria. A educação não se faz sozinho. O menino que eu atendo, é o mesmo que é atendido pela assistência social, pelo conselho tutelar e pela saúde”, explica.
Ilza ainda falou sobre o fortalecimento do conselho escolar. “O papel do conselho é fiscalizar, nortear, formalizar. Ele nos dá respaldo legal para agirmos, pois sem ele a escola é fraca, não vai pra frente. Precisamos unir força para que nossos alunos possam atingir seus objetivos”, ressalta.
O fortalecimento do conselho escolar
Durante sua oficina voltada às lideranças comunitárias e demais profissionais, o consultor Fernando Mendes enfatizou que esse ano a Parceira Votorantim pela Educação (PVE) tem como meta o fortalecimento do conselho escolar. “É fundamental a participação da sociedade dentro da escola, pois isso pode contribuir e muito com seu aprimoramento, tanto no acompanhamento da aprendizagem, quanto no controle social dos investimentos feitos e da presença das famílias”.
A proposta é que o grupo que participou possa pensar em uma estratégia para fortalecer a participação dos pais e da comunidade dentro das escolas. “Como essas diversas áreas do conhecimento podem de alguma forma ajudar, por exemplo, a convencer os pais a estarem mais presentes nas atividades escolares?”, pergunta.
Segundo Fernando Mendes, a rotina do dia a dia dificulta essa participação. “É difícil nos organizarmos de uma forma mais compartilhada para ouvirmos tanto alunos, professores e pais. Faço a pergunta: esse compartilhamento pode mesmo ajudar a construir uma sociedade mais justa?” Por isso o fato de estarmos aqui hoje é essencial para refletirmos sobre o assunto”.
Logo após suas colocações, o grupo que participou da oficina se apresentou falando nome, profissão e local de trabalho. Em seguida foram colocadas algumas ideias, entre elas, a de que somente a escola não dá conta de resolver todos os problemas, a integração entre as mais diversas áreas cria ações intersetoriais, que facilitam a compreensão e o planejamento, desde que elas se reconheçam como parte fundamental das mudanças que venham a surgir.
Os trabalhos ainda acontecem nesta quarta-feira (21/06), com diretores do ensino fundamental, e quinta-feira (22/06), com a equipe técnica da Secretaria de Educação.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo