Aprovada licença prévia para instalação do Estaleiro Jurong em Aracruz

Foi aprovada na tarde de ontem (25) no Coqueiral Praia Hotel na orla do município, a licença prévia para a operação do estaleiro da Jurong no município. A aprovação aconteceu durante reunião do Conselho Regional do Meio Ambiente (Conrema), onde os conselheiros tiveram a responsabilidade de autorizar o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) a emitir a licença prévia (LP) para o estaleiro se instalar em Barra do Sahy. Foram 15 votos favoráveis e apenas um contra. A empresa terá, no entanto, que cumprir 18 condicionantes para receber a licença ambiental definitiva do Instituto Estadual do Meio Ambiente.
A LP é um dos documentos exigidos pela Petrobras para que a Jurong possa participar das duas licitações (construção de sete navios-sonda e duas sondas semi submersíveis) que serão realizadas no dia 04 de março. A licença prévia não permite ainda o início das obras, o documento que possibilitará que as obras tenham início é a licença de instalação (LI).
Durante a reunião, dirigentes da Jurong do Brasil, reforçaram o compromisso de implantar um projeto que seja referência mundial em termos de sustentabilidade. A Presidente do IEMA, Sueli Passoni, explicou que existem várias condicionantes que podem ser acordadas para reduzir os impactos do empreendimento. “As medidas compensatórias propostas e que serão exigidas nas condicionantes, reduzirão os impactos do empreendimento”.
Segundo o Diretor Geral da empresa de consultoria contratada pela Jurong (CTA), Humberto Ker de Andrade, em nenhuma das ações que serão feitas (retirada de um trecho de restinga, dragagem, transferência de animais) haverá danos irreparáveis porque nas condicionantes está prevista a recuperação das áreas que serão modificadas. ”Discutimos o estudo de impacto ambiental com a sociedade durante seis meses”.
“Demos um passo importante para implantação do Estaleiro Jurong, estou muito feliz. Com a vinda deste empreendimento vamos gerar muitos empregos no município e melhorar a qualidade de vida de nossa população”. Foram estas as palavras do Prefeito de Aracruz, Ademar Devens. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Divaldo Crevelin, a chegada do estaleiro no município irá estimular o desenvolvimento da área metalmecânica da região e ainda vai formar uma cadeia de outras áreas.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais
- Estudantes do curso de Pedagogia (EaD) do Polo Aracruz participam do ‘Seminário Integrador Multicursos’
- 26ª Expo Aracruz encerra com público recorde e consagra-se como uma das maiores festas do norte do Estado
- Projeto "Medindo a Escola: Aplicando Matemática na Prática” da Emef Luíza Silvina Jardim Rebuzzi solidifica conhecimentos dos estudantes
- Capacitação orienta profissionais de Aracruz sobre protocolos ligados ao Zika Vírus
- 2ª Mostra Pedagógica da Emef "Ezequiel Fraga Rocha" valoriza conhecimentos construídos
- Aracruz participa de seminário que debateu o novo Plano Nacional de Educação (PNE)