Professor da rede municipal de ensino apresenta trabalho no 8° Fórum Internacional de Resíduos sólidos e Recursos Hídricos

O Professor Leonardo Reis Milagres, mestre em Gestão Social, que atua como gerente no setor de gestão da Secretaria de Educação, representará o município de Aracruz durante a realização do 8º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos e Recursos. O evento acontece na próxima segunda-feira (12/06), em Curitiba (PR).
Sua pesquisa a ser apresentada, que foi selecionada e aprovada, intitula-se “Vermicompostagem: Educação Ambiental na prática”. Seu trabalho e estudo apontam uma alternativa de reutilização dos resíduos orgânicos gerados no preparo da merenda escolar.
A “vermicomposteira” é um local onde armazena-se os resíduos orgânicos, composto com utilização de minhocas. Essa pesquisa foi a mais apreciada pelos alunos, uma vez que eles puderam manusear e observar o processo de transformação dos resíduos orgânicos em adubo. Alguns professores e alunos gostaram tanto da prática que já adotaram o projeto em outras escolas, além da implementação da vermicomposteira nas próprias residências.
O professor Leonardo afirma que a reutilização dos resíduos orgânicos por meio da vermicompostagem é uma prática simples e muito benéfica à natureza.” A compostagem simples precisa de um espaço amplo e em céu aberto, além da necessidade de revirar periodicamente os resíduos, para que este atinja a temperatura ideal, a fim de favorecer a proliferação dos microrganismos necessários para a decomposição e transformação em adubo, explica.
Ainda de acordo com Leonardo, na vermicompostagem, não é necessário o espaço amplo, pois os resíduos são armazenados em caixas, e quem faz todo o trabalho são as minhocas. “Além disso, o vermicomposto, produto da vermicompostagem, é um adubo mais rico em nutrientes para o solo, comparado ao composto simples”. Ressalta.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Famílias rurais ganham mais segurança com nova barragem em Guaraná
- Aracruz realiza 15ª Conferência Municipal de Assistência Social com diálogo e compromisso com os direitos sociais
- Aracruz recebe etapa decisiva do Campeonato Brasileiro de Enduro com destaques do município
- Expo Aracruz: Prefeitura publica o Informativo 004 que altera o cronograma de datas
- Educação realiza visita técnica nas cidades de Campinas e Porangaba para conhecer plataforma de gestão do transporte escolar
- Horário estendido amplia acesso a atendimentos odontológicos no Complexo de Saúde
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a junho
- Conferência das Cidades de Aracruz é validada pelo Estado e avança para etapa estadual
- Procuradoria-Geral inicia contato direto com cidadão para negociar débitos municipais
- Expo Aracruz 2025: Prepare o chapéu, a bota e a fivela e venha viver uma experiência incrível que prefeitura preparou para você