Secretaria de Finanças realiza palestra para elaboração do Plano Plurianual (2018 – 2021)

Dando início às ações para a elaboração do Plano Plurianual (2018-2021), a prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Finanças, realizou na manhã desta sexta-feira (26/05), no auditório da EMEF Placidino Passos, um curso para os servidores municipais e autarquias IPASMA e SAAE.
ecretária de Educação de Vitória, Sueli Mattos. O evento ainda contou com as presenças de secretários municipais, do vice-prefeito Lúcio Zanol e do prefeito Jones Cavaglieri.
O Secretário de Finanças Zamir Gomes foi o primeiro a se pronunciar na abertura. Ele lembrou que esta é a terceira ação voltada aos servidores públicos que sua pasta realiza desde o início do ano, pensando em capacitá-los e atualizá-los para encarar os novos desafios. “A questão do orçamento antes era trabalhada com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, porém como ela se fundiu à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, nós assumimos as responsabilidades. Esta palestra é a nossa terceira ação. No início do ano nós trabalhamos com a “Prestação de Contas”, posteriormente houve um outro curso voltado pra área, ressalta.”
O Prefeito Jones também falou aos presentes sobre a importância em receber uma palestra voltada ao Plano Plurianual. “Sejam todos bem-vindos. Esse encontro é fundamental para que todos nós possamos enxergar o 2020, pois o ano de 2021 será enxergado por outra administração. Até lá, temos nosso compromisso”, explica.
Jones ainda disse que na política as coisas mudam muito, com novas leis, novas exigências. “Temos que nos atualizar para apresentar os resultados que a população espera da gente. Hoje aqui nós estamos inciando a definição de um pensamento, daquilo que pretendemos ofertar para Aracruz, onde queremos deixar nossa cidade. Pra isso precisamos reunir pessoas e planejar ações e fazer forças para um mesmo lado para conseguir nossos objetivos”, afirma o prefeito.
Instrumentos para o planejamento público
A palestra da economista e Subsecretária de Educação de Vitória, Sueli Mattos teve seu foco voltado para os conceitos do PPA da prefeitura de Aracruz, que é elaborado no primeiro ano de cada gestão, quando posteriormente se torna lei. Desta forma, todo ano o orçamento da prefeitura será elaborado seguindo o PPA.
Ela falou da importância dos instrumentos usado para o planejamento público, ou seja, para que a gestão possa se organizar. Além do PPA, são ainda instrumentos a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentaria Anual (LOA). “Esses três instrumentos devem ser trabalhados de forma integrada, eles funcionam como um controle para que possamos fazer com que a gestão caminhe trilhos certos, defina seu perfil, explica.
Por meio de um telão ela explicou porque devemos mostrar aos servidores o que é o PPA e como funcionam seus procedimentos, apresentando conceitos e as sete etapas, o passo a passo de como desenvolver o planejamento público. “Primeiramente devemos pensar na capacitação de cada um, o que está acontecendo aqui hoje, depois definimos uma equipe, mobilização/sensibilização e definição de metodologias, enfatiza.
Em seguida ela explicou que as outras etapas englobam a elaboração do perfil administrativo, a validação, que é o alinhamento do programa, consolidação e apreciação, que é quando a câmara aprova a lei, sanção do prefeito, implantação, execução e avaliação. Após a palestra, Sueli Mattos interagiu com os presentes, tirou dúvidas e respondeu perguntas.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Aracruz planeja criar Corredor Ecológico de Biodiversidade para fortalecer a conservação dos recursos naturais no município
- Aracruz, a porta de entrada de importação e geração de empregos
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano promove conferência de política nacional sobre desenvolvimento urbano
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas