Aracruz ganha mais um espaço cultural com a reinauguração do Museu Italiano
Um local que abriga inúmeros objetos, fotos e utensílios que ilustram a história dos primeiros italianos a chegarem no Brasil, foi reinaugurado na última sexta-feira (28/04) no distrito de Guaraná: a Casa da Cultura Angélica Pandolfi e Museu Italiano.
O evento organizado pelo Secretariado dos Imigrantes Friulanos com o apoio da Prefeitura de Aracruz contou com apresentações de dança e coral italiano, concertina, barracas com comidas típicas e seresta.
O Presidente do Secretariado dos Imigrantes Friulanos de Aracruz, João Batista falou da importância do museu para o resgate da história dos italianos no município. “Este local é um reconhecimento do trabalho e da colaboração dos italianos para o desenvolvimento da cidade e da relevância de manter viva a cultura dos imigrantes”.
Para o presidente da Câmara, Alcântaro Filho, a reinauguração do museu é um marco da cultura italiana no município. O presidente ressaltou também a valorização das famílias e o resgate das raízes com seus princípios e valores.
Jones Cavaglieri, prefeito de Aracruz, destacou que o município foi o berço da imigração italiana no país e parabenizou a comunidade pelo envolvimento e o resgate dessa história.
O Museu está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h e nos finais de semana, por meio de agendamento.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Praias, rios e montanhas: Aracruz é o único município do Espírito Santo contemplado com as ações do Projeto Douradinho em 2026
- Cmei Narizinho inova com o projeto “Copa do Mundo - Conhecendo Culturas e Fortalecendo a Integração entre Escola e Família"
- Formação fortalece práticas inclusivas dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Aracruz
- Saúde Mental: Município promove seminário para fortalecer políticas de cuidado e acolhimento
- 24ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- 5ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA – Edital SEMED 002/2025
- Prazo para Alistamento Militar termina em 30 de junho
- 13ª Conferência Municipal de Saúde reúne sociedade e gestores para fortalecer o SUS em Aracruz
- Aracruz receberá quatro Totens de Segurança para ampliar monitoramento urbano
- 2ª CONVOCAÇÃO SEMSA - EDITAL 002-2026