Amigos da Água: mais de cem nascentes já receberam materiais para proteção
Está na reta final a primeira fase do projeto Amigos da Água, que pretende recuperar 150 nascentes degradadas em Aracruz até junho deste ano. Segundo a Secretaria de Agricultura (SEMAG), 117 nascentes já receberam os materiais necessários para o cercamento de cabeceiras d’água, localizadas em propriedades rurais e aldeias indígenas do município.
Foram entregues, ao todo, 9.474 estacas de eucalipto tratado, além de 173 rolos de arame de 500m e também mais de 100 quilos de grampo. Cerca de 40 propriedades rurais de diversas regiões do município receberam estes materiais e realizam agora o trabalho de construção das cercas no entorno das áreas onde estão localizadas as nascentes.
Cinco aldeias indígenas terão nascentes protegidas
Além das cinqüenta e cinco propriedades rurais que terão nascentes protegidas até o fim desta fase do projeto, cinco aldeias indígenas das etnias Tupiniquim e Guarani vão receber materiais para isolamento do local onde se inicia o percurso da água. Para a comunidade tradicional de Caieiras Velhas já foram levados 1.170 estacas, 12 quilos de grampo e oito rolos de arame. Já a aldeia de Areal recebeu 1.843 estacas de eucalipto, 22 quilos de grampo e trinta e seis rolos de arame.
De acordo com a SEMAG, boa parte das nascentes do município se encontra em situações inadequadas e estão localizadas em áreas de pecuária sem a devida proteção, favorecendo o pisoteamento de animais, o que intensifica ainda mais a erosão do solo. O cercamento será importante para manter a cabeceira isolada e protegida de fatores que favorecem o assoreamento. A expectativa é que com o tempo a água volte a nascer principalmente de nascentes que estão secas.
Idealizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, o projeto de recuperação de nascentes é uma das ações desenvolvidas através do programa Amigos da Água, financiado pela Fundação Banco do Brasil e intermediado através de uma parceria entre o Instituto Peroá e coordenado pela Forest Meio Ambiente.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento