Emoção e gratidão marcam o lançamento da Cartilha “Semeando Saúde” em Aracruz

“Eu precisaria de uma toalha bem grande para conter minhas lágrimas. Estou muito emocionada. Esta cartilha é o resultado dos ensinamentos passados por meus avós e pais. Agora temos um registro para que estas crianças levem adiante nossos saberes”. Estas foram as palavras de uma das autoras da cartilha “Semeando Saúde”, Deusdeia de Souza Pêgo, durante o lançamento nesta sexta-feira (10), na aldeia de Pau Brasil.
Com a colaboração da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretária de Saúde (SEMSA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, a cartilha foi produzida pelos próprios indígenas das aldeias Tupinikim, e tem o objetivo de contribuir para a valorização da cultura indígena e para perpetuação do saber tradicional, favorecendo a sua propagação para as futuras gerações.
Pêgo também ressaltou a sua alegria e emoção em ver registradas as formas de utilização das principais plantas medicinais e devolver este conhecimento em forma de cartilha. Para a outra autora, a indígena Margarida de Souza, a cartilha é uma volta ao passado. “Esta cartilha é um reflexo dos ensinamentos dos nossos pais. Nosso desejo é ver estes remédios sendo utilizados nas unidades de saúde das comunidades indígenas”.
Luzia Maria Pasolini, da SEMSA, agradeceu a confiança dos indígenas e elogiou o trabalho realizado. “As autoras se empenharam muito na realização desta cartilha. Elas tinham medo que estes saberes se perdessem com a morte dos mais velhos das aldeias”.
O secretário de Saúde, Luiz Claudio Gomes Souto, ressaltou a importância da cultura indígena para sociedade. “Devemos apoiar a preservação desta cultura e colaborar para que ela não seja esquecida. Estas informações devem ser difundidas entre os profissionais da Estratégia da Saúde Indígena para que possam compreender melhor este conhecimento milenar”.
Jones Cavaglieri, prefeito de Aracruz, aproveitou a data de comemoração ao Dia Internacional da Mulher, para pedir que todas possam ser respeitadas, valorizadas e trabalhando em igualdade com os homens. Cavaglieri firmou o compromisso de apoiar o projeto. “Vamos colocar em prática o que esta na cartilha. Este conhecimento deve ser repassado às novas gerações. Queremos que este trabalho se torne referência das aldeias indígenas de Aracruz para todo o país.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino têm motivação extra para ingressarem no Ifes com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)
- Caminhada celebra a vida e fortalece vínculos na Semana da Pessoa Idosa em Aracruz
- Macrodrenagem da Grande Bela Vista: prefeitura entrega maior obra do município
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a setembro
- Atenção, pais! Provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) acontecem do dia 20 a 31 de outubro
- Saúde promove programação especial para conscientizar mulheres no Outubro Rosa
- PDM: adiada a reunião do fórum que aconteceria nesta quinta-feira (02), em Guaraná
- Desenvolvimento Social: Chamada Emergencial do Processo Seletivo n.º 001/2023
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 87ª Chamada
- Aracruz sedia o Encontro do Núcleo Regional do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Nupaes) e Sistemática de Acompanhamento e Avaliação de Resultados (SAAR N3)