PMA e SAAE dão sinal verde para obras de abastecimento de água em Portal de Aracruz
Na noite de ontem, 30/11, foi dada a Ordem de Serviço para início das obras de implantação do sistema de abastecimento de água de Portal de Aracruz. A comunidade prestigiou o encontro, na Escola Pluridocente de Rio Preto, para a assinatura do contrato pelo diretor do SAAE de Aracruz, Jader Mutzig, os sócios da Construtora JV, dirigentes da Associação de Moradores (AMPRAFOR-PA), o vereador Romildo Broetto e o representante do prefeito Marcelo Coelho, Sargento Walter, da chefia de governo municipal. O sócio da empresa, Jucelio Batista Bernard, garantiu que os serviços começam na próxima segunda-feira, 05/12.
O acontecimento é um marco importante da luta da comunidade de Portal de Aracruz pela conquista do abastecimento regular de água; até hoje servida por carros-pipas. “São quase 40 anos de espera por uma solução definitiva. Agora, o sonho se torna realidade. Vamos aguardar ansiosos até o início de maio de 2017, quando a obra está prevista para ser entregue”, destacou o presidente da AMPRAFOR-PA James Dário Cestari. Segundo ele, nesses quase dois anos de trabalho pelo pleito comunitário foi determinante a dedicação do prefeito Marcelo Coelho e o apoio incondicional do deputado estadual Érick Musso (PMDB).
A Ordem de Serviço, primeira etapa licitada da obra, prevê no cronograma a execução dos serviços de instalação de redes e ramais de ligação de água, previstos para serem concluídos em fevereiro do próximo ano. O SAAE informou que, em paralelo, já caminha a licitação da segunda fase do projeto: a Tomada de Preço para contratação de empresa especializada visando a execução de estudos hidrogeológicos e elaboração de projetos técnicos para captação de água subterrânea por meio de poços tubulares profundos, que também abrangerá outros distritos e bairros do município de Aracruz.
Nesses quase dois anos de relação institucional, PMA, SAAE, Secretaria Municipal de Planejamento e AMPRAFOR-PA trabalharam diversas alternativas para resolver de vez o problema do abastecimento de água de Portal de Aracruz. Até que optou-se por uma solução mais eficiente e econômica, considerada pelos estudos técnicos do SAAE: a prospecção de água no aquífero Barreiras, a cerca de 200 a 250 metros de profundidade. Após cumprida mais essa fase do projeto, será licitada a contratação da empresa que fará a perfuração e a adequação do poço para captação de água. A previsão é de que no final de abril e início de maio de 2017 a obra seja entregue a comunidade.
O vice-presidente da Associação de Moradores, Pastor Eliseu, ressaltou ainda a importância de registrar que a reivindicação da comunidade de Portal de Aracruz teve apoio integral manifestado pelas comunidades de Santa Cruz, Itaparica, Portal de Santa Cruz, Nova Santa Cruz e São Francisco, no último Orçamento Cidadão, de 2013, quando se uniram para priorizar o pleito de Portal de Aracruz. “Essa luta comunitária atravessa várias gestões da AMPRAFOR-PA. É um esforço da comunidade na defesa de seus direitos. Todos saem vitoriosos dessa longa caminhada: lideranças comunitárias, parlamentares, SAAE e, em especial, a atual gestão municipal. Agradecemos a Deus por nos dar força e estarmos tão perto dessa difícil missão e jornada”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo