Dengue: apresentou sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima
A Dengue é uma doença viral, febril e aguda que se não tratada adequadamente pode MATAR.
Os principais sintomas da Dengue são Febre, cefaléia, dor nos olhos, mialgia (dor no corpo), dor nas articulações, prostração e exantema.
Qualquer paciente com Febre e pelo menos dois dos sintomas acima é considerado suspeito da doença e deve procurar imediatamente uma Unidade de Saúde para receber atendimento e ser notificado.
A Dengue pode evoluir para um quadro hemorrágico, com sinais de alerta que são dores abdominais, vômitos, sangramentos, sede excessiva, perda de consciência dentre outros e se não tratada adequadamente pode levar o paciente a morte.
A notificação é uma ficha que deve ser preenchida com dados dos pacientes (nome, endereço, Telefone) e os seus sintomas. É através dessa informação que vai ser desencadeado as ações de controle do vetor da dengue como a aplicação de inseticida com a Bomba Costal e dependendo do número de suspeitos a liberação do Carro de UBV (Antigo Fumacê).
É extremamente importante que todo paciente suspeito de Dengue seja NOTIFICADO De 7 a 10 dias após ter tido início dos sintomas deve ser colhido a sorologia, que é o exame exclusivo da Dengue, é através dele que você vai saber se realmente teve Dengue. A coleta é realizada nas Unidades de Saúde de Referência que são Barra do Riacho, Jacupemba e Guaxindiba e o laboratório que fica na Unidade do Vila Rica. O resultado da sorologia é importante para desencadear ações como a liberação do Carro de UBV (Antigo Fumacê), pois o mesmo só é liberado quando comprovamos os casos positivos.
Qualquer dúvida ou denúncia referente a Dengue pode ser realizada através da ouvidoria municipal (0800-283-9263) ou da Vigilância Epidemiológica (3270-7411).
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo