O Programa Saúde na Escola reúne família, alunos e profissionais do ensino para contribuir com ações a favor do município

Publicado em: 03 de novembro de 2016
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
O Programa Saúde na Escola reúne família, alunos e profissionais do ensino para contribuir com ações a favor do município

O Programa Saúde na Escola (PSE) é vinculado ao Ministério da Saúde e Ministério da Educação com base na Constituição Federal. No município de Aracruz o PSE é desenvolvido pelas Secretarias Municipais: de Saúde, de Educação e de Desenvolvimento Social e Trabalho, que disponibilizaram profissionais para compor o Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTIM). O encerramento do PSE/SPE será no dia 09 de novembro de 2016 e terá como tema "Álcool e outras drogas - causas e consequências", e terá a participação de Mayra Rodrigues,representante Estadual do Programa Saúde nas Escolas.

A articulação entre Escola, Unidade Básica de Saúde e Centros de Referencia de Assistência Social, devem desenvolver ações, unindo-se para promover pleno desenvolvimento dos jovens escolares do município de Aracruz.

A iniciativa do PSE vem contribuir para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral do estudante, proporcionando à comunidade escolar enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens brasileiros.

Em 2016, a partir da sugestão das equipes escolares, a formação do programa PSE priorizou a discussão de dados e instrumentos para identificar, conhecer e promover estratégias de prevenção da violência entre adolescentes e jovens. Os encontros acontecem uma vez por mês e envolvem estudantes, professores e/ou diretores das escolas, profissionais das Secretarias de Saúde, Educação e do Desenvolvimento Social de forma a contribuir com iniciativas e elaboração de ações e projetos que busquem preservar a vida e a segurança de nossos alunos.

Ainda que a especificidade de cada escola deva ser levada em conta, há um ponto comum que diz respeito ao papel da escola na promoção da cultura de paz, entendida como um modo de pensar e agir que respeita a diversidade, o diálogo e a negociação como estratégias para a resolução dos conflitos, e que rejeita qualquer tipo de violência no ambiente escolar.

 

Clique aqui para ver as fotos.

Compartilhe essa notícia: