Obras de barragens do município continuam para melhorar o armazenamento de água

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, finaliza mais uma etapa da construção de barragens no município. As obras estão sendo realizadas com a finalidade de armazenar água para garantir a segurança hídrica no âmbito rural. No mês de setembro, barragens em Guaraná, Jacupemba e Santa Maria estão em fase de construção. Ao todo, o município conta com 20 já finalizadas. São 62 barragens licenciadas, 39 liberadas para início das obras.
As barragens funcionam como um bloqueio artificial e são construídas em meio a um curso de água. Uma barragem construída em uma propriedade rural pode atender mais propriedades, dependendo de seu porte. A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, SAAE-ARA e INCAPER foram responsáveis pela liberação dos projetos, assim como a viabilização das máquinas.
Outras obras, cujos objetivos visam a melhoria da segurança hídrica e a regularidade dos abastecimentos urbano e rural no município, estão sendo desenvolvidas através da sinergia entre a Secretaria de Agricultura, INCAPER, SAAE-ARA e Iniciativa Privada. Um exemplo de sucesso desta sinergia pode ser percebido através da construção do primeiro ressalto hidráulico no leito do Rio Piraqueaçu, cujo principal objetivo é aumentar o volume de água armazenada na calha do rio, através da elevação do nível, de tal forma que não sejam alagadas áreas dos produtores rurais.
O ressalto hidráulico, apesar de ser construído na calha do rio, não interfere no fluxo natural deste, pois possui uma tubulação devidamente dimensionada para que a água continue com seu fluxo natural, sem a necessidade de intervenção humana. O primeiro ressalto hidráulico tem capacidade de armazenamento estimada em 30.000 m³ (trinta mil metros cúbicos) e ainda se encontra em fase de adequação e ajustes, visando a melhoria na metodologia construtiva, para fins de replicação aos demais ressaltos. O objetivo do município é construir mais 02 (dois) ressaltos hidráulicos, os quais, somados, terão uma capacidade de reservação superior à da barragem de Santa Maria.
O esforço em equipe já vem surtindo efeito no município. As chuvas aumentaram o nível dos reservatórios no município e fica mais fácil controlar a quantidade de água que vai para a captação do SAAE-ARA. De acordo com o secretário de Agricultura, Almir Viana, “as chuvas amenizaram os impactos sobre a pastagem e cafeicultura, mas ainda não é suficiente para assegurar o fim do ciclo de estiagem. O programa merece um cuidado especial e este trabalho deve ser realizado de forma contínua para fortalecer ainda mais a reservação de água para o município”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana